Compartilhe:
Siga o Teleco
Compartilhe:
Siga o Teleco
O TIP Playbook facilita a implantação de redes 5G urbanas por meio da colaboração entre cidades e operadoras
Para aproveitar ao máximo seus investimentos em 5G, as operadoras de telefonia móvel devem densificar suas redes urbanas. Isso leva a uma nova maneira de pensar sobre o uso de ativos de rua compartilhados para pequenas células e uma nova maneira de trabalhar com os governos municipais.
Ao longo do ano passado, o TIP Connected City Infrastructure Solution Group, presidido pela Câmara Municipal de Dublin, reuniu Operadoras, fornecedores de infraestrutura, departamentos municipais e outros parceiros para colaborar na implantação de uma série de Small Cells em ativos compartilhados do mobiliário urbano no Centro da cidade de Dublin. Dublin City Council, Vodafone, Three, Cellnex, Ligman e Big Belly falam sobre as motivações do projeto e o valor da colaboração sob o guarda-chuva do TIP neste vídeo.
Como parte dessa colaboração, o Solution Group está publicando um Playbook contendo os aprendizados do projeto e recomendações de melhores práticas. O playbook é complementado por vários modelos e documentos de referência para ajudar o usuário. Embora cada cidade seja única, todas as cidades enfrentam desafios comuns na implantação de Small Cells e este guia pode ajudar a acelerar a implantação de Small Cells urbanas e os serviços avançados em 5G que dependem delas.
A relação entre o governo das cidades, operadoras e seus provedores de infraestrutura tem sido geralmente transacional até o momento. As implantações tradicionais de macro cells e Small Cells têm ocorrido em propriedades privadas e o papel do governo municipal tem se limitado ao processo de planejamento e licenciamento.
Na implantação de uma rede móvel densa em ativos de rua, as relações são mais complexas e há mais em jogo para as partes. O objetivo final é estabelecer um conjunto de relacionamentos e uma forma de trabalho que permita aos stakeholders implantar redes móveis de forma eficiente e eficaz em sua cidade de forma contínua. O Playbook os documenta em um formato abrangente e fácil de usar.
Ao adotar uma abordagem de planejamento colaborativo e holístico, governos municipais, provedores de infraestrutura e as Operadoras podem obter vários benefícios em nome de seus cidadãos e clientes:
- A consideração da paisagem urbana em geral e os requisitos pare centros históricos, em particular, podem conduzir a uma melhora na estética desses;
- A infraestrutura compartilhada de acesso aberto, um design inovador e o planejamento do uso do mobiliário urbano resultarão no uso mais eficiente desses ativos. Além disso, o uso de infraestrutura compartilhada reduziria significativamente o custo de capital e o tempo de implantação.
- Coordenação de obras civis significará menos interrupções e custos mais baixos.
Como exemplo concreto da aplicação da abordagem de planejamento holístico proposto no Playbook, a Câmara Municipal de Dublin anunciou o estabelecimento de uma Unidade de Telecomunicações para acelerar a implantação de infraestrutura digital e implantações de 5G em toda a cidade. A unidade fornecerá um 'balcão único', um ponto central de contato dentro da organização que permite um melhor uso dos ativos de propriedade da prefeitura em apoio à implantação de telecomunicações móveis e fixas.