Seção: Tutoriais
|
|
||
Este roteiro apresenta um estudo das Redes WLAN (Wireless Local Area Networks), que foram concebidas para ser uma alternativa sem fio às tecnologias de Redes Locais implantadas com cabos de cobre ou meios ópticos.
As redes sem fio nasceram a partir da invenção do primeiro sistema de telegrafia sem fios por Guglielmo Marconi em 1896, cujo funcionamento se baseava no uso de ondas eletromagnéticas de radiofrequência. Em 1899 ele também realizou a primeira transmissão de voz pelo Canal da Mancha.
O desenvolvimento da tecnologia permitiu que em 1990 o Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) instaurasse um comitê para definição de um padrão para conectividade sem fio.
Em 1997, após 7 anos de desenvolvimento o IEEE aprovou o IEEE 802.11, que é a base do conjunto de recomendações das redes WLAN existentes atualmente, e que é apresentado neste roteiro.
O roteiro apresenta inicialmente aspectos da arquitetura e protocolos de comunicação das Redes WLAN. São detalhadas as principais características, a arquitetura das redes, e os principais padrões de comunicação.
Na sequência apresenta um estudo comparativo dos padrões IEEE 802.11 a, b e g e sua aplicação em Redes WLAN, detalhando as características das redes sem fio, dos padrões IEEE 802.11.a, b e g, e dos dispositivos WLAN. Detalha ainda o funcionamento dos padrões IEEE e finaliza demonstrando sua aplicação em redes sem fio.
A seguir apresenta o Protocolo IEEE 802.11 n, evolução das versões anteriores, através de seus principais conceitos, e das alterações e vantagens introduzidas.
Continua apresentando o Protocolo IEEE 802.11ac, evolução atual dos padrões anteriores que procura aumentar a largura de banda por canal de RF para permitir novo aumento da taxa de transmissão da rede, detalhando o padrão propriamente dito, a canalização disponível, as diferenças adicionais dos padrões IEEE 802.11ac x IEEE 802.11n e os dispositivos existentes compatíveis com o novo padrão.
Finalmente, apresenta uma solução idealizada a partir das Redes WLAN, mais precisamente de sua denominação Wi-Fi, para permitir a diminuição de carga de tráfego de dados em redes 3G, como alternativa para otimizar os recursos de rede e melhorar experiência para o usuário.
Para acessar os tutoriais listados abaixo, basta clicar no nome do tutorial selecionado. Ao finalizar a leitura do tutorial, basta retornar a esta lista para selecionar o tutorial seguinte. Caso queira conhecer o currículo do autor, o mesmo procedimento deve ser adotado e, ao finalizar a leitura, basta retornar a esta lista.
Os tutoriais indicados em vermelho são os destaques desta semana, para fins de estudo. Na seção Teste o seu entendimento encontram-se os testes relativos aos tutoriais em destaque.
|