Seção: Tutoriais Infraestrutura

 

Redes OPGW/OPPC: Vão Crítico

 

O rompimento de cabos da linha de transmissão de energia pode ocasionar acidentes trágicos, se ocorrer em áreas ocupadas irregularmente. A norma ND-5.3 da Cemig, descreve que as concessionárias que distribuem e transmitem energia elétrica, são obrigadas a definir faixas de segurança ao longo da linha de transmissão. (CEMIG, 2013).

 

Por se tratar de áreas em que não será necessário pagar aluguel, as pessoas invadem e ocupam o local, construindo moradias, e formando uma comunidade logo abaixo da linha de transmissão.

 

Em 2009, foi criado o Projeto de Equacionamento e Prevenção da Ocupação Humana sob linhas de transmissão, considerando o grande número de ocupações irregulares das faixas das linhas de transmissão, visando retirar famílias das áreas de risco e proporcionar melhores condições habitacionais. Nos primeiros 48 meses de atuação do projeto, 2.600 pessoas que viviam em situação de risco iminente de acidentes por choque elétrico, foram beneficiadas com o reassentamento de novas habitações, eliminando os acidentes por choque elétrico com terceiros nestes circuitos de alta tensão. (CEMIG, 2013).

 

Ao mobilizar as pessoas que habitam sob as linhas de transmissão, o projeto de prevenção, possibilita melhores condições de moradias para os habitantes e elimina os riscos de acidentes com choque elétrico, caso algum condutor elétrico venha se romper.