Redes OPGW/OPPC: Teste seu entendimento
1. Qual das alternativas menciona um dos tipos de fibra óptica citados no contexto deste tutorial?
Fibra de índice degrau (Step Index).
Fibra de índice gradual (Gradual Index).
Fibra monomodo.
Todas as anteriores.

2. Qual é a principal diferença entre o cabo OPGW e o cabo OPPC.
O cabo OPGW é cabo para-raios com fibra óptica e serve para blindar os condutores contra descargas elétricas, e o cabo OPPC atende as características mecânicas e elétricas dos condutores energizados.
O cabo OPGW é atende as características mecânicas e elétricas do condutor de neutro, e o cabo OPPC atende as características mecânicas e elétricas do condutor de fase.
O cabo OPPC é cabo para-raios com fibra óptica e serve para blindar os condutores contra descargas elétricas, e o cabo OPGW atende as características mecânicas e elétricas dos condutores energizados.
O cabo OPGW é atende as características mecânicas e elétricas do condutor de fase, e o cabo OPPC atende as características mecânicas e elétricas do condutor de neutro.

3. Qual é o principal objetivo do sistema que utiliza fibra óptica para monitoramento do rompimento dos cabos quando em operação nas linhas de transmissão?
Avisar que houve o rompimento de algum condutor elétrico da linha de transmissão.
Evitar que algum condutor elétrico da linha de transmissão seja energizado automaticamente caso este venha a se romper.
Emitir um sinal sonoro para a população vizinha quando houver o rompimento de algum condutor elétrico da linha de transmissão.
Nenhuma das alternativas anteriores.