Seção: Tutoriais Operação

 

Alterações Climáticas II: Oportunidades para os Serviços TIC

 

Para aproveitar as oportunidades que os serviços de TIC oferecem, devemos começar a pensar de forma diferente. Temos de nos concentrar no serviço que queremos, não no produto que usamos agora para prestar este serviço. Estamos muitas vezes presos no pensamento tradicional e, se os carros contribuem para as emissões de CO2, nos geralmente gastamos a maior parte de nossos recursos buscando formas de tornar os motores mais eficientes, e talvez nós também buscássemos novos combustíveis. Mas precisamos perguntar: por que as pessoas usam o carro? Existe uma maneira melhor de alcançar o mesmo objetivo, com um serviço diferente? Um sistema de transporte público que seja flexível e que funcione bem, devido ao uso das tecnologias TIC, seria melhor? Às vezes, ir para o escritório ou para uma reunião de negócios pode ser apenas um hábito, mas para fazer o seu trabalho isso pode ser desnecessário, se a pessoa tiver acesso a um computador conectado.

 

Abaixo são apresentados exemplos concretos de serviços que estão disponíveis hoje e que têm sido implementados em pequena escala. Cada um dos exemplos é descrito de forma sucinta e para cada um temos mostrado graficamente o que poderia acontecer em matéria de emissões de CO2, se fosse ampliado o uso dessas aplicações.

 

Deve-se salientar que estas aplicações referem-se a serviços reais que foram implementados e, portanto, em situações não ideais. Obviamente que nunca é possível chegar ao potencial teórico, mas a redução poderia ser maior se fossem utilizadas medidas de acompanhamento mais favoráveis, tais como melhores informações e incentivos econômicos.

 

Estas reduções devem ser vistas apenas como o passo inicial. Se começarmos a intensificar estas aplicações, então isto poderia caminhar para reduções novas e mais significativas, considerando que o planejamento urbano começa a se integrar a elas desde o início e que as empresas começam a integrar a utilização sustentável de tecnologias TIC a fim de proporcionar um bem-estar sustentável.

 

Como muitas dessas soluções dependem de escolhas individuais, é importante apresentá-las de forma a promover um diálogo, para que as pessoas e as empresas não sejam obrigadas a fazer coisas que não desejam. Em vez disso, eles devem ser informados sobre os potenciais das soluções. Para garantir isso, os recursos devem ser fornecidos de forma a aumentar a conscientização de todos. Além disso, estudos sobre os tipos de regimes de incentivos que mais agradam as pessoas desempenharão um papel importante.

 

Nós temos classificado as diferentes soluções em três categorias.

 

A primeira inclui os serviços que são normalmente discutidos. Essas soluções geralmente tornar o trabalho mais eficiente, reduzindo custos, bem como viagens e emissões de CO2.

 

A segunda inclui as soluções onde as pessoas têm um serviço semelhante, mas “desmaterializado” e geralmente com melhor qualidade. Então, ao invés de algo físico o serviço depende da rede digital existente.

 

Finalmente a terceira categoria oferece soluções que são mais complexas e que têm diversas implicações positivas. Estas soluções não apenas substituem um serviço antigo por um mais eficiente. Elas criam novos tipos de sistemas que, por sua vez, criar valores novos e adicionais. Quando nos mudamos de bois para um sistema mecânico agrícola, nós obviamente obtivemos tem muito mais do que uma redução de bois. O aumento da capacidade da sociedade agrícola era parte de uma mudança que nos trouxe a sociedade industrial. Ninguém iria falar da “transição dos bois” hoje, mas para as pessoas que viram o boi como referência este poderia ter sido uma maneira de descrever a situação. Mesmo estando acostumados com a sociedade industrial de hoje, devemos olhar além do que as tecnologias TIC podem substituir e ver quais são as novas oportunidades, e também os desafios, que uma sociedade baseada no uso mais eficiente dos recursos trará.

 

Os estudos de caso incluídos neste roteiro foram selecionados porque são exemplos do mundo real, não simples idéias sobre os tipos de tecnologias e soluções que podem estar disponíveis no futuro, e como tal, podem ser aplicados imediatamente. Todos os casos foram submetidos à verificação através de terceiros. Eles foram escolhidos devido a sua simplicidade para serem facilmente integrados de forma direta em sistemas existentes sem outras estruturas de apoio (nem técnica e nem administrativa). Além disso, muitas pessoas já podem intuitivamente aceitá-las, reconhecendo que estas soluções podem economizar recursos. Finalmente, apesar de serem simples, são capazes de “abrir as portas” para outras soluções mais sofisticadas. O fato é que, se as aplicações das tecnologias TIC estiverem mais alinhadas com a redução de emissão de CO2, clientes ou a sociedade, empresas e a indústria, e a política procurarão outras soluções, abrindo assim o mercado para mais aplicações – tais como o aquecimento inteligente, a produção sob demanda, etc.