Seção: Tutoriais Operação

 

Alterações Climáticas II: Consumo Sustentável

 

Consumo Sustentável: “Desmaterialização” [31]

 

Se avançarmos um passo adiante das possibilidades reais de redução de emissões relacionadas com as viagens e analisarmos o modo como as tecnologias TIC podem proporcionar maior bem-estar com um menor impacto ecológico, chegaremos ao consumo sustentável. Muito do que nós, no mundo industrializado, necessitamos e desfrutamos tem um grande impacto ecológico. Se o mundo nas próximas décadas aumentar sua população em cerca de 50% dos seus atuais seis bilhões para nove bilhões, e se conseguirmos tirar as pessoas da pobreza, precisamos pensar em novas formas de proporcionar bem-estar usando os recursos naturais.

 

Abaixo estão três exemplos concretos onde iguais ou melhores serviços são prestados com uma redução drástica do impacto ambiental. Os dois últimos são relevantes para a transformação em curso da governança eletrônica, algo que até agora tem sido pouco discutido a partir de uma perspectiva ambiental. Cada um deles, obviamente, não fornecerá nenhuma contribuição significativa para a redução de da emissão de CO2. Em vez disso eles devem ser vistos como indicadores da capacidade de promover um desenvolvimento mais amplo, onde a desmaterialização é incentivada. Incentivos que estimulem o desenvolvimento devem ser a pedra angular de qualquer política para uma competitividade sustentável que permita às empresas na Europa desenvolver soluções em nível mundial. Desta forma, a Europa pode se tornar mais competitiva, entrando em novas áreas de negócios emergentes, reduzindo a sua pegada área de atuação interna e construindo uma indústria de exportação, para contribuir com o desenvolvimento sustentável em outros países, em vez de enfraquecê-los [32].

 

Secretária eletrônica virtual

 

Secretárias eletrônicas virtuais oferecem a oportunidade para que o cliente receba mensagens quando não estiver disponível, mas essas mensagens não são registradas por equipamentos físicos adicionais, e sim pela operadora do serviço. Normalmente, ela também capaz de prover serviços de fax.

 

Um exemplo de desmaterialização é a secretária eletrônica virtual. Em grande parte do mundo as pessoas nunca verão uma secretária eletrônica. A revolução da comunicação móvel tem ajudado as pessoas a entrar diretamente na desmaterialização e na maior eficiência dos recursos de várias maneiras.

 

As secretárias eletrônicas existentes e implementadas indicam que, se 10 milhões de clientes passarem das secretárias eletrônicas tradicionais para suas equivalentes virtuais, então poderia ocorrer a redução de emissão 330.000 toneladas de CO2, e com 90 milhões de clientes será possível atingir 2.640.000 toneladas de redução de emissões de CO2 [33].

 

Baseado no sucesso das secretárias eletrônicas virtuais, uma meta pode ser definida para que 20% dos domicílios da União Européia, no âmbito de 15 países (31 milhões), tivessem um produto físico substituído por uma solução virtual (no caso da secretária eletrônica virtual isto significa mais de 1 milhão de toneladas de redução de emissão de CO2). Esta meta deveria incluir as indústrias que vendem bens de consumo e incentivá-las a se desmaterializar também. A meta também deve ser acompanhada por uma campanha mostrando como proteger o planeta através de novas soluções que aumentem o bem-estar, se tivermos um desenvolvimento inteligente da nossa tecnologia.

 

Figura 3: Reduções de CO2 pelo equipamento virtual

 

Cobrança de Telefone Online

 

Faturamento on-line é um serviço em que o cliente recebe a fatura eletrônica através da web em vez de impressa em papel e enviada por serviço de correio normal. Isto permite que as pessoas paguem suas contas através da Internet.

 

O faturamento on-line está cada vez mais popular. É um bom exemplo de desmaterialização que pode ter efeitos positivos. Não se limita a tornar as empresas mais rentáveis, há também muitas economias para o ambiente. Menos papel, menos transporte, menor uso de energia e infra-estrutura física menor são necessários para lidar com a distribuição das contas.

 

Os serviços de conta de telefone on-line existentes e implementados indicam que se 10 milhões de clientes adotassem esse serviços, poderiam reduzir as emissões de 10.943 toneladas de CO2, e que se 90 milhões os clientes o fizessem, poderiam reduzira as emissões de cerca de 100.000 toneladas de CO2 [34].

 

Estes cálculos levam em conta apenas as contas de telefone, mas as pessoas também têm contas de energia elétrica, contas de água, assinaturas, etc. A maioria dessas contas também poderia ser transferida para o faturamento on-line.

 

Suportadas com os incentivos adequados, a mudança para o faturamento on-line pode ser parte de um desenvolvimento mais geral para uma sociedade mais eficiente no uso de recursos. O faturamento on-line não apenas reduz a necessidade de transporte das contas para os assinantes, mas também permite que as empresas reduzam os custos relacionados com o armazenamento dessas contas. Quando as contas são transferidas para a web, as pessoas podem gerenciá-las a partir de qualquer lugar.

 

Para contribuir com uma sociedade mais eficiente no uso dos recursos, uma meta de desmaterialização deve ser definida. Uma meta concreta pode definir que 20% das empresas que enviam as contas para mais de 100.000 clientes devem oferecer a esses clientes a opção de pagar suas contas através da web ou através de seus telefones móveis. As empresas devem também ser encorajadas a encontrar novas formas de desmaterializar os seus serviços.

 

Pelo menos 500.000 toneladas de emissão de CO2 devem reduzidas através dessas medidas com o uso das tecnologias TIC.

 

Figura 4: Reduções de CO2 pelo faturamento on-line

 

Tributação via Web

 

Tributação via web é um sistema onde os cidadãos têm a oportunidade de informar seus assuntos fiscais através da web.

 

A tributação via web é outro exemplo de como papel, transporte, recursos de escritório, bem como custo de espaço de armazenamento, podem ser reduzidos. Muitos países fixaram o mesmo prazo para entregar a declaração de impostos, o que pode contribuir fortemente para o congestionamento dos sistemas.

 

A tributação via web é interessante, pois pode ser vista como uma forma de introduzir a eficiência dos recursos ambientais como parte das discussões da governança eletrônica. Uma grande quantidade de papéis que são atualmente enviados via correio poderia ser transferida para a web. As pessoas também devem ser capazes de pedir ajuda por telefone ou através da Internet. A responsabilidade dos governos para construir soluções eficientes em recursos e contribuir para a redução das emissões de CO2 até agora têm sido quase totalmente ignorada. Informações, metas claras, bem como incentivos são necessários para conduzir esta mudança.

 

Os sistemas existentes e implementados de tributação via web indicam que, se 10 milhões de clientes passarem dos sistemas de tributação tradicional para os sistemas de tributação via web, uma vez por ano, e 10.143 toneladas de emissões de CO2 podem ser reduzidas, e com 90 milhões de clientes podem ser atingidas 91.287 toneladas de reduções de emissões de CO2 [35].

 

Para incentivar o desenvolvimento de sistemas de governança eletrônica (e-gov) mais amigáveis para o meio ambiente e suportar autoridades e governos no sentido de contribuir com a redução das emissões de CO2 em seus sistemas de e-gov, uma meta deve ser definida para que 100 milhões de cidadãos da Europa tenham a oportunidade de tirar partido desses sistemas de forma a obter um serviço de melhor qualidade e reduzir as emissões de CO2, ao mesmo tempo. Uma redução de pelo menos 500.000 toneladas de emissão de CO2 poderia ocorrer através dessas medidas. Isto exige medidas que vão além da tributação via web, mas com o aumento da utilização comercial das tecnologias TIC para pagamentos, relatórios e transações, esse objetivo pode ser facilmente alcançado.

 

Outras áreas

 

Ao estabelecer metas para a desmaterialização, os incentivos para mover o foco de produtos para serviços, a partir de soluções tão fáceis como o uso de vídeo sob demanda (download de filmes on-line) em vez de videocassetes e DVD’s, ou de música em serviços sob demanda (download de músicas ou CD’s on-line), seriam maiores. Embora essas medidas pudessem ajudar a alcançar uma redução de 500.000 toneladas de emissão de CO2, reduções significativas podem ocorrer com as tecnologias existentes, tais como o papel eletrônico [36]. A iniciativa européia, Ilíada (Illiad), é interessante e o potencial para conservar uma quantidade significativa de recursos deve ser explorado [37]. Com a experiência resultante do fracasso do escritório sem papel, o aumento da pressão sobre as florestas do mundo e a crescente compreensão de que soluções inovadoras são necessárias para permitir que a China e a Índia cresçam até o nível de países de alta renda, medidas de suporte aprimoradas devem ser implementadas para assegurar a desmaterialização.