Seção: Tutoriais Operação
|
|
||
Planejamento Comunitário e Urbanístico Sustentável: Medidas Combinadas [38]
Embora os ganhos ambientais relacionados ao transporte e desmaterialização sejam relativamente fáceis de compreender e prever, as reduções mais significativas resultam de soluções que combinam diferentes tipos de reduções. O caso do trabalho flexível é aquele que, de uma forma bastante simples, indica o tipo de redução multidimensional que os futuros serviços de TIC podem trazer.
Trabalho Flexível
Trabalho Flexível (também conhecido como telecommuting ou teletrabalho) é a capacidade de trabalhar em um local diferente do escritório.
A economia óbvia devido ao trabalho flexível acontece através da redução de viagens. No entanto, as reduções relativas ao trabalho flexível não se referem apenas à diminuição das viagens de trabalho. A maioria dos estudos indica que, na verdade, a menor necessidade de espaço de escritório trará as maiores economias [39].
Olhando para as conseqüências de longo prazo, é possível verificar que isso pode levar ao desenvolvimento de novas soluções urbanas com base na redução da necessidade de transporte físico e no uso de espaços de escritório significativamente menores. Na Europa, isso vai levar tempo devido à infra-estrutura antiga já existente, mas para economias em rápido crescimento como a China e a Índia, isso pode proporcionar economias consideráveis em relação à industrialização tradicional, especialmente se essas medidas forem combinadas com edifícios altamente eficientes ou que produzam sua própria energia consumida.
Se olharmos para a Europa, o índice de emprego nas zonas rurais e urbanas, o tráfego superlotado e os problemas de infra-estrutura nas cidades, o trabalho flexível deve ser considerado. Existem muitas boas razões para se repensar as formas atuais de emprego, e para questionar o modelo de construção de cidades que foca na construção de ruas e avenidas, locais de estacionamento e outras infra-estruturas relacionadas com o uso de automóveis.
Se tivéssemos a possibilidade de trabalhar em casa 1 ou 2 dias por semana nas cidades, ou apenas começar a trabalhar em horários diferentes, poderíamos diminuir as horas de pico de tráfego, que resultam em emissões desnecessárias na maioria das cidades ao redor do mundo.
As experiências existentes e implementadas de adoção de trabalho flexível indicam que 10 milhões trabalhando dessa forma poderiam promover a redução de mais de 11 milhões de toneladas de emissões de CO2, enquanto que com 30 milhões é possível atingir mais de 34 milhões de toneladas de redução de emissão de CO2 [40].
Figura 5: Reduções de CO2 dos trabalhadores flexíveis
Para incentivar mais essa modalidade de trabalhado, pode ser definida como meta que 10% (19,3 milhões) dos trabalhadores da União Européia, no âmbito de 25 países, se tornassem trabalhadores flexíveis até 2010. Isso resultaria em reduções de cerca de 22 milhões de toneladas de emissões de CO2. Esta é uma meta muito ambiciosa, mas uma transição para uma sociedade do conhecimento com melhor qualidade de vida deveria tornar isso possível. Muitas pessoas em setores que tradicionalmente não se vêem como adequados para o trabalho flexível estão em um período de transição e precisam de formação adicional. Esta formação poderá acontecer em casa ou perto da casa a fim de reduzir as viagens, especialmente em horários de pico.
Outras áreas
Nesta área, as possibilidades são quase ilimitadas e torna-se cada vez mais fácil adicionar reduções e novas soluções, conforme as pessoas se acostumarem com a “vida inteligente” e uma vez que a infra-estrutura já esteja disponível. As novas soluções procedem de muitas áreas diferentes, o que irá abrir novas oportunidades de negócios: propriedade flexível de automóvel, comércio eletrônico (e-commerce), aquecimento inteligente de edifícios, negócios eletrônicos (e-business) são apenas alguns campos que têm grande potencial e que serão explorados no segundo roteiro da iniciativa conjunta da ETNO – WWF. Estas oportunidades irão desempenhar um papel importante no aumento do bem-estar e, ao mesmo tempo, contribuir para a redução significativa de emissões de CO2 e para o aumento da competitividade no setor empresarial.
Grande parte delas também está relacionada com coisas que a maioria das pessoas nunca precisará pensar muito a respeito. Casas inteligentes, onde os arquitetos planearam janelas e árvores locais para se certificar que elas contribuem para uma temperatura ideal durante todo o ano. Em seguida, o sistema existente de aquecimento / resfriamento é ligado ao sistema de previsão do tempo e trabalha em conjunto para reduzir a necessidade de refrigeração e aquecimento. Não só o consumo de energia pode ser reduzido, mas também a demanda de pico pode ser reduzida. Também é possível combinar isto com um sistema em que as tecnologias TIC podem ser usadas para equilibrar a saída de energias produzidas localmente (eólica, solar, biocombustíveis e células de combustível), que estão integradas em redes nacionais de energia. O telefone celular pode fornecer receitas que são baseadas no que está disponível em casa e recomendar os mantimentos que estão frescos e que são produzidos localmente, a fim de minimizar o transporte, verificando os códigos de barras ou etiquetas RFID existentes.
A inovação vai desempenhar um papel fundamental para alcançar um desenvolvimento eqüitativo e ambientalmente sustentável na Europa e no mundo. Sem as tecnologias TIC é muito difícil ver como isso vai acontecer, porque isto implica numa demanda dramaticamente reduzida de recursos materiais. Com as tecnologias TIC o trabalho para o desenvolvimento sustentável pode ser tão emocionante e inspirador quanto o potencial que ele tem para sê-lo. O desenvolvimento sustentável há muito tem sido visto como algo que é separado do desenvolvimento de negócios e inovação. O papel que das tecnologias TIC pode desempenhar no combate às alterações climáticas mostra como essa perspectiva está ultrapassada. A fim de fazer isso acontecer é, contudo, necessário lidera as ações para garantir que as estruturas atuais serão capazes de agarrar as oportunidades que irão surgir.
|