Seção: Tutoriais Operação
|
|
|||||||||
Os mercados emergentes têm atraído investimentos significativos de operadoras internacionais de celular, e muitas delas foram recompensadas com um crescimento saudável em número de assinantes e receitas. Agora, porém, os mercados emergentes estão atingindo a maturidade, o que leva um novo desafio. Os níveis de receita média por usuário (Average Revenue per User – ARPU), já baixos, podem cair significativamente, por três razões:
A expectativa é de que a queda do ARPU seja dos atuais US$ 6 para US$ 3 por 2013 na Ásia do Sul, e de US$ 12 para US$ 6 na África Sub-Sahariana.
Este tutorial apresenta as prioridades para as empresas Operadoras de telecomunicações em mercados emergentes, com um foco especial na Índia e na África Sub-Sahariana, na sua luta para manter a rentabilidade.
O conteúdo deste tutorial foi produzido a partir do White Paper “Mastering the $4 ARPU Challenge: A Tale of India and Sub-Saharan Africa”, de Janeiro de 2009, elaborado pela Oliver Wyman (www.oliverwyman.com), através de seus parceiros Joerg Hildebrandt, Olivier Staub e Todd Markson. Eles são de Dubai, Índia, e podem ser contatados pelos emails joerg.hildebrandt@oliverwyman.com, olivier.staub@oliverwyman.com, e todd.markson@oliverwyman.com.
|