Seção: Tutoriais Telefonia Celular

 

Rede Celular: Simulações

 

Foi feita uma simulação computacional, com base nos dados utilizados nos cálculos de link budget, para avaliar a qualidade de serviço em termos de cobertura para uma rede UMTS, e comprovar os resultados obtidos. O trabalho de predição foi realizado pelo software Celplan Celsite, da Cellplan Technologies Inc. utilizado na CTBC Telecom S/A.

 

Projeto GSM 1800

 

A partir da rede GSM da CTBC em operação atualmente, foram selecionados três sites localizados no centro de Uberlândia, chamados de ULCE (Uberlândia Centro), ULCF (Uberlândia Condomínio Fabiana) e ULCM (Uberlândia Cícero Macedo). Todos estes são sites externos, instalados no topo de edificações (rooftop), tipicamente com três setores, e com uma alta demanda de tráfego.

 

Para adequar a simulação aos cálculos realizados anteriormente, o mesmo link budget definido anteriormente foi utilizado como parâmetro de entrada na simulação para todos os setores de todas as células. O software faz a predição da cobertura, levando em consideração as informações reais de topologia e morfologia. A figura 2 a seguir mostra a cobertura indoor de cada site em uma predição composta. A área de cobertura a ser considerada é a representada pela cor verde, onde o nível de sinal é maior que –75 dBm.

 

Figura 2: Cobertura dos sites ULCE, ULCM e ULCF no sistema GSM 1800.

 

Projeto UMTS 2100

 

Com o propósito de analisar e comparar a cobertura final da atual rede GSM foi definido um novo projeto UMTS, utilizando os mesmos sites adotados na simulação anterior. A configuração do Node B determina que a potência seja definida através do cálculo de link budget, cujos parâmetros de entrada foram definidos seguindo o cálculo teórico feito anteriormente. Esta simulação ilustra a redução da cobertura celular UMTS 2100 quando comparada com o projeto GSM 1800, como mostra a figura 3.

 

Figura 3: Cobertura dos sites ULCE, ULCM e ULCF no sistema UMTS 2100.

 

Uma solução para o problema de cobertura do sistema 3G é a adoção da portadora de 850 MHz. Para ilustrar tal efeito, um novo projeto foi criado com a mesma configuração UMTS anterior, mantendo os três sites e o link budget. A figura 4 mostra o resultado da simulação do projeto UMTS 850.

 

Figura 4: Cobertura dos sites ULCE, ULCF e ULCM no sistema UMTS 850.