Seção: Tutoriais Telefonia Celular

 

1xEVDO: Considerações Finais

 

Evolução da Tecnologia

 

Apesar do 1xEV-DO ser uma tecnologia madura, novas funcionalidades estão sendo criadas, por upgrades de software ou adições no padrão, para adaptar às necessidades futuras das operadoras de serviços e aumento de capacidade.

 

Um ponto importante ao prover um bom desempenho para os usuários é diferenciar suas necessidades de qualidade de serviço (QoS). Alguns usuários estão dispostos a pagar por um tratamento prioritário em seu acesso, criando assim os chamados serviços ouro, prata e bronze. Por outro lado, aplicações tem em geral diferentes necessidades de latência e jitter (variação do atraso).

 

Para suportar diferentes níveis de QoS, novas facilidades estão sendo desenvolvidas como a Inter-User QoS (para diferenciar usuários) e a Intra-Users QoS (para diferenciar aplicações). Novos tipos de pacotes com tamanhos menores estão também sendo introduzidos para minimizar ainda mais a latência dos serviços.

 

O sucesso coreano de broadcast de serviços de vídeo sobre o 1xEV-DO, mostra que esta é uma aplicação importante e como é broadcast mais de um usuário pode estar acessando o mesmo canal na mesma hora, assim um desenvolvimento interessante está sendo feito para compartilhar um mesmo slot 1xEV-DO com mais de um usuário simultaneamente. Este é um método eficiente de distribuição de conteúdo em um ambiente celular. Os sistemas de broadcast utilizando 1xEV-DO estarão disponíveis comercialmente em 2004.

 

A fim de melhorar a performance de usuário, o enlace reverso terá uma taxa de dados 8 vezes maior, chegando a 1.2 Mbps com a adição de modulação QPSK e ganhos de código mais altos para pacotes grandes. Para esta facilidade, mudanças no padrão se fazem necessárias e a revisão do padrão será a Rev.A. A revisão A também trará um melhor desempenho no downlink com taxas de até 3.072 Mbps e uma nova taxa intermediária de 1.5 Mbps (ambos com modulação 16QAM).

 

Um equalizador também está sendo desenvolvido para aumentar a capacidade do sistema de 20 a 60% em ambientes de baixa mobilidade. Com esta facilidade, mais usuários farão uso da taxas altas de dados.

 

A capacidade de possibilitar o acesso a duas portadoras CDMA também está sendo estudada para permitir chamadas simultâneas de voz (em 1x) e dados 1xEV-DO no mesmo terminal e também possibilitar acesso à 2 portadoras de 1xEV-DO por um mesmo usuário, efetivamente dobrando a velocidade de downlink.

 

Conclusões

 

A tecnologia 1xEV-DO oferece hoje um desempenho e serviços incomparáveis com qualquer outra tecnologia celular comercial. Tem a mais alta velocidade e capacidade com o menor custo, viabilizando serviços de dados sem-fio com altíssimo retorno. Já é uma tecnologia madura com diversos terminais disponíveis e equipamentos de rede com performance comprovada.

 

Operadoras podem ganhar uma vantagem competitiva com time-to-market do 1xEV-DO e começar provendo serviços avançados de dados, gerando novas fontes de receita e ainda estando preparadas para o futuro com um plano de evolução sólido e competitivo.

 

Referências

 

Artigos Web Qualcomm: http://www.qualcomm.com/cdma/1xEV/web_papers.html

Artigos Publicados Qualcomm: http://www.qualcomm.com/cdma/1xEV/pub_papers.html