Seção: Tutoriais Telefonia Celular

 

Telefonia Celular: Padrões de Tecnologia

 

Os padrões de tecnologia de celular podem ser classificados nas seguintes Gerações de Sistemas Celulares:

 

1G Sistemas analógicos como o AMPS.
2G Sistemas digitais como o GSM, CDMA (IS-95-A) ou TDMA IS-136.
2,5G Sistemas celulares que oferecem serviços de dados por pacotes e sem necessidade de estabelecimento de uma conexão (conexão permanente) a taxas de até 144 kbps. É um passo intermediário na evolução para 3G. Os principais sistemas são o GPRS, EDGE e extensões do CDMA.
3G Sistemas celulares que oferecem serviços de dados por pacotes e taxas de até 2 Mbps. Os principais sistemas são o WCDMA e o CDMA 1xEVDO.

 

Os principais padrões são apresentados a seguir. Consulte: Tecnologias de Celular.

 

Padrões 1G

 

AMPS - Advanced Mobile Phone Service

 

O AMPS foi o padrão dominante para os sistemas celulares analógicos de primeira geração. Foi desenvolvido pelos Laboratórios Bell da AT&T e os primeiros sistemas entraram em operação em 1983 nos Estados Unidos tendo sido adotado pelo Brasil e vários outros países.

 

No AMPS a comunicação entre terminal móvel e ERB é feita na faixa de 800 MHz através de sinais analógicos em canais de 30 kHz. No Brasil será admitido o emprego do AMPS nas Bandas A e B até 30/06/2008.

 

Padrões 2G

 

TDMA (IS 136) - Time Division Multiple Access

 

O TDMA, padronizado pelo IS 54 e, posteriormente, aperfeiçoado pelo IS 136, é um padrão desenvolvido para aumentar a capacidade de sistemas AMPS pelo aumento do número de usuários compartilhando o canal de 30 kHz. A utilização de canais digitais de comunicação entre terminal móvel e ERB permite que até 3 usuários compartilhem um mesmo canal pela utilização de diferentes slots de tempo.

 

Consulte o tutorial: AMPS/TDMA.

 

CDMA (IS 95) - Code Division Multiple Access

 

O CDMA, padronizado pelo IS 95, é um padrão que revolucionou os conceitos empregados na comunicação entre terminal móvel e ERB. No lugar de dividir a banda disponível em canais que seguem um padrão de reuso de freqüências o CDMA consegue atingir uma grande capacidade de usuários pela utilização de spread spectrum em uma banda de 1,25 MHz onde para cada comunicação utiliza um código de espalhamento espectral do sinal diferente.

 

O número de usuários em uma célula é limitado pelo nível de interferência presente que é administrado através de controle de potência e outras técnicas. O objetivo é diminuir a interferência em células adjacentes que utilizam a mesma banda de freqüências mas códigos diferentes.

 

Consulte o tutorial: CDMA.

 

GSM - Global System for Mobile Communication

 

O GSM, originalmente conhecido como Groupe Special Mobile, é um padrão digital de segunda geração do celular desenvolvido na Europa para substituir os diferentes padrões analógicos utilizados pelos países europeus nas faixas de 800 e 450 MHz.

 

O GSM utiliza canais de 200 kHz na faixa de 900 MHz e teve desenvolvida, posteriormente, uma versão adaptada para as faixa de 1800 e 1900 MHz.

 

O GSM é hoje o padrão com o maior número de usuários em todo o mundo.

 

Consulte o tutorial: GSM.

 

Padrões 2,5 G

 

O GPRS e o EDGE são padrões que possibilitam a comunicação de dados em redes GSM. O 1xRTT faz o mesmo para redes CDMA.

 

Consulte os tutoriais: GPRS, EDGE e 1xEV-DO.

 

Padrões 3G

 

Os principais padrões de 3G são o WCDMA/HSDPA e o EVDO.

 

Consulte os tutoriais: UMTS, HSDPA e 1xEV-DO.

 

Mais informações em: Tecnologias de 3G.