Seção: Tutoriais Infraestrutura

 

Cloud Computing: Evolução

 

A computação em nuvem tem evoluído constantemente devido às inovações tecnológicas, modelos de negócios, estudos de casos de consumidores e através da mudança de panorama no seu uso.

 

A seguir são descritas, de maneira resumida, algumas das tendências mais promissoras no âmbito da computação.

 

Dispersão e omnipresença

 

Consiste na evolução da nuvem e da arquitetura de TI que é centralizada em Data Centers de larga escala, para uma abordagem mais dispersa, facilidade de intercomunicação e uma colocação abrangente e conectada, computação altamente dispersa e capacidade de armazenamento [4].

 

Granularidade

 

Consiste na granularidade de processamento dos serviços. Partindo dos mainframes para os microcomputadores, e recentemente de máquinas virtuais para micro serviços e funções de nuvens [4].

 

Multi-nuvem híbrida

 

A tendência é que cada vez mais as empresas estão fazendo uso de uma mescla de nuvens, privadas e públicas, para seus serviços de infraestrutura, plataforma e softwares, o que otimiza seus custos além de aumentar sua elasticidade. Entretanto, orquestrar essa mescla de nuvem híbrida em multi-nuvem não é um trabalho simples, como atestado por Rajiv Ranjan e seus colegas, que apontaram as complexidades e desafios de orquestrar serviços de aplicações para Big Data, em seu artigo “Orchestrating Big Data Analisys Workflows” [4][8].

 

Segurança e privacidade

 

Esses tópicos são complexos principalmente quando se trata de nuvem. Os serviços em nuvem pública oferecem inúmeras vantagens em segurança bem como maior capacidade de se manter protegida contra os ataques DDOS (Distributed Denial of Service, em português Ataque Distribuído de Negação de Serviço) em grande escala. Essa segurança se deve pelo fato dos provedores públicos contarem com meios especializados para segurança da informação, meios esses usados para prover maior privacidade entre os usuários. Arquiteturas distribuídas, tal como uma nuvem, podem disponibilizar um armazenamento seguro de um objeto através de inúmeras combinações de fragmentação, replicação e encriptação desse objeto. Por outro lado, qualquer infraestrutura compartilhada ou conectada, tal como uma nuvem inerentemente, possui vulnerabilidades que uma nuvem isolada (dedicada) dificilmente terá [4].

 

Custo ao Valor

 

Normalmente, a computação em nuvem, do ponto de vista da simples mudança do datacenter da organização para um provedor, já apresenta uma alta “Economia de escala”, reduzindo significativamente os custos da organização. Com a computação em nuvem, tem-se uma estratégia inerente e valor para inovação e redução de tempo de transação, devido aos serviços de nuvem e às tecnologias relacionadas, bem como as oportunidades de explorar os cenários para melhorar processos, produtos e serviços de nuvem [4][5].

 

Inovação

 

Os serviços em nuvem apresentam algo sem precedentes na história das tecnologias. Os provedores desses serviços estão disponibilizando não só serviços básicos de infraestrutura e serviços para casos simples de teste, carregamento e produção, mas também tecnologias avançadas em uma vanguarda de inovação seja de uso gratuito ou cobrança pelo tamanho dos dados. Contudo, a computação em nuvem tornou-se um catalizador para abundancia de novas soluções, novos desafios e inúmeras modernizações, com isso temos desenvolvimentos diários [4].