Seção: Tutoriais

 

Femtocell: Exemplos de Implementação

 

Banda Larga Femto no Brasil

 

O gargalo da banda larga fixa sendo usada por uma femto desafoga as redes 3G, sendo essa uma das vantagens que as operadoras tanto visam na utilização de uma rede femtocell, mas no Brasil a rede 3G, ultrapassou as expectativas, pois o tráfego na rede de dados gerou um efeito degradante que se continuar assim pode causar até congestionamentos futuros em sua rede, o que não era esperado pela Anatel e também por parte das operadoras de telecomunicações. Com a deterioração na qualidade da cobertura, a femtocell pode colaborar ajudando esse tráfego[8].

 

Para o usuário, as operadoras poderão oferecer tarifas mais baratas, para os clientes que possuem ou adquirirem a banda larga. No Brasil ainda se encontra em testes a tecnologia para a femto, onde é muito importante uma rede de banda larga de boa qualidade e confiável para funcionar bem, por isso essa dúvida das operadoras.

 

Pode ser insegurança das operadoras ao adquirirem e disponibilizarem no mercado a femto, para usuários residenciais com bandas largas de 1 ou 2 Mbps. Para somente dados, a aceitação é boa, mas para a femto, o compartilhando voz, dados, vídeo e outros serviços, talvez não seja satisfatória para essa banda, onde deverá ser utilizado algoritmo de compressão a solução deste problema, ou a operadora aumentará a banda do cliente para suprir essa necessidade.

 

Uma observação importante para o cliente residencial na utilização em uma banda larga de 2 Mbps, é que, da mesma forma que os usuários não importam quando o Skype não funciona, saberão que a femto pode não atender bem suas expectativas,    quando  submetida a uma banda larga não tão larga assim, quando se comparado a outros países, onde a banda pode ir além dos 20 Mbps, onde a femto funcionará bem.

 

Sinalização

 

Para um Femto funcionar parece ser fácil, mas não é simples assim. Para o usuário pode até ser; chega em casa, liga o equipamento, o técnico da operadora configura-o remotamente e pronto. Mas para quem fornece o serviço não é, por que caso a rede fixa seja de operadoras distintas é importante um acordo feito por elas, ou seja, garantir a banda larga sinalizando para a rede móvel, assegurando a sinalização IP para as Femtos se comunicarem bem, pois a comunicação das femtocells com a rede celular é de extrema importância para a realização dos handoffs, que são feitos constantemente entre elas. E no caso da própria operadora fornecer o serviço facilita muito por estar compartilhando a mesma rede, facilitando a integração das redes fixa e móvel, priorizando os tráfegos através de QoS bem como os novos serviços convergentes a serem oferecidos.

 

Qualidade de Serviço - QoS

 

A qualidade de serviço pode ser entendido como, sendo um requisito de aplicações para parâmetros como atraso e vazão (Banda), entre outros, Na maioria das tecnologias existentes sempre é necessário algum tipo de QoS, e para a femtocell não será diferente, onde a exigência e a garantia de entrega de seus pacotes devem ser mantidos em priorizar a voz ou outros serviços dependendo da necessidade do usuário, para manter a qualidade na conversação do usuário.

 

Tipos de tarifação

 

O modelo de tarifação em países que já utilizam a tecnologia femto, como: EUA (AT&T), Reino Unido (Vodafone) e Japão (Softbank), funcionam como um pacote fixo mensal, parecido com o serviço de TV por assinatura brasileira. A femto fica na casa do cliente deixada pela operadora, e cobrado um valor X para os serviços fornecidos.

 

No Brasil, o uso do serviço pré-pago é muito grande, complicando as coisas para a proposta de um modelo na tarifação das femtocells; onde o cliente pode estar sem créditos/bônus ou não ter a rotina de inseri-los regularmente. As operadoras com certeza vão ter buscar uma solução para esse problema, quando perceberem que o gargalo da rede celular (Macro), não consegue mais atender a demanda de usuários que trafegam por elas ou necessitarem de melhorar a cobertura devido à intervenção da Anatel.

 

Tipos de serviços

 

Pela rede Femtocell podem ser oferecidos diversos serviços, como por exemplo: Indicação de presença, que é quando o usuário chega a sua cobertura, se conecta a rede femto, e ela envia automaticamente um SMS para os demais moradores da residência, que alguém está acessando a femto. A operadora sendo a provedora do serviço de banda larga, da femtocell e telefonia celular, pode disponibilizar serviços convergentes fixa-móvel, fazendo a integração de todos os serviços, com um só pacote.

 

Regulamentação brasileira

 

No Brasil quanto à regulamentação da tecnologia femto, deve ser observado pontos importantes como: o controle da liberação do dispositivo, para atender somente os locais que realmente vai precisar como usinas, fazendas, empresas, corporações e etc.

 

Para a operadora liberar ao usuário residencial pode ser de difícil adaptação, pois em um prédio com muitas femtos pode haver a degradação do sinal. Como as femtos operam em faixas licenciadas com potência muito baixas fazendo a cobertura em uma pequena área, ela pode causar interferência nas BTSs macro, causando um descontrole em sua utilização, mas também existe o problema da taxa de Fistel (Fundo de Fiscalização das Telecomunicações), que é cobrado pela Anatel, podendo dificultar a liberação em massa para clientes residenciais. Esse é um dos problemas que podem favorecer a demora da regulamentação do serviço pela Anatel. Existe também a necessidade de encaminhamento dos serviços especiais de emergência, polícia, bombeiro e etc., que não são centralizados e devem ser encaminhados aos seus devidos centros de atendimento de acordo com a localização do usuário. Outro ponto também se trata da interceptação judicial que se baseia na localização/interceptação do usuário baseado no cadastro da estação que deve ser mapeado de acordo com sua longitude e latitude correta e a variação do sinal.