Seção: Tutoriais Infraestrutura
|
|
||||||||||
A Redução de Custos
Em busca da sobrevivência e do aumento da competitividade, algumas empresas colocam seu foco na redução de custos. Com a implantação da UC, alguns resultados são imediatos e muitos deles são encontrados em todos os casos. Os principais destaque são:
Alguns exemplos numéricos estão detalhados na seção Casos Práticos De Adoção De UC.
Os Processos de Negócios
Nos Processos de Negócios Habilitados para Comunicação (em inglês, Communication Enabled Business Process ou simplesmente CEBP) as empresas verão o maior destaque nas suas investidas com UC. Neles as capacidades de comunicação são embutidas ou integradas com os processos de negócio e aplicações. Isto possibilita a detecção de eventos, e rastreamento e resposta de eventos em tempo real em diferentes canais de comunicação.
Durante um dia de trabalho há momentos onde se precisa comunicar com ou receber informação de um colaborador, fornecedor, parceiro, cliente e outros, e os processos praticamente ficam suspensos até que se obtenham as respostas ou entradas necessárias. Quando se embuti ou integra as comunicações nos fluxos dos processos, estes processos podem ter uma continuidade mais dinâmica, reduzindo ou eliminando o atraso humano e o retrabalho, e criando um fluxo de negócios regular.
A ideia é transformar a realidade atual, como representado na Figura 8, onde os processos param ou se movem para uma infraestrutura ou cadeia de processo diferente sempre que uma decisão ou intervenção humana for necessária...
Figura 8: Processos na realidade atual Fonte: Gartner
... para um cenário futuro onde a intervenção humana pode até ser ainda necessária, mas com a comunicação integrada ao processo (Figura 9). A aplicação vai contatar diretamente a pessoa apropriada usando aplicações de comunicação.
Figura 9: Processos em um cenário futuro Fonte: Gartner
Quase todo negócio em todas os mercados experimentam gargalos que atrasam e, até mesmo, interrompem o fluxo de seus processos. Seja em um escritório de cobrança que precisa de todas as informações antes de tomar as ações necessárias, um administrador de hospital que precisa de uma aprovação médica para liberar um paciente ou o responsável pelo controle de qualidade de uma fábrica que encontrou problemas que precisam de reparos – atrasos nestes processos têm consequências que impactam negativamente a habilidade de qualquer profissional de executar sua atividade da forma mais eficiente. O impacto nos negócios podem ser: insatisfação dos clientes, custos adicionais, despesas não previstas e queda da competitividade.
Para ilustrar quanto aos processos de negócio, UC-B pode:
A tabela a seguir mostra três grandes exemplos de CEBP e que profissionais podem se beneficiar dele:
A Figura 10 ilustra as diversas áreas funcionais onde UC pode impactar diretamente na empresa.
Figura 10: Áreas funcionais x UC
Destacando algumas atividades beneficiadas para cada área, conforme abaixo:
a) Vendas:
b) Marketing:
c) Operação:
d) TI:
e) Gerência executiva:
f) Desenvolvimento de produtos:
g) Serviços ao cliente:
|