Seção: Tutoriais Infraestrutura

 

Comunicação Unificada: ROI e Valor de Negócio

 

Retorno Sobre o Investimento (ROI)

 

Embora seja virtualmente impossível se prever o resultado exato de uma decisão de negócio, uma análise prévia bem fundamentada na fase de planejamento pode ajudar as organizações a escolher e implantar soluções de UC de forma eficiente, aumentando o valor do negócio e aumentando significativamente sua agilidade. ROI é utilizado para auxiliar nas decisões de investimento em TI e é a métrica mais utilizada para justificá-los.

 

Por um lado, é difícil medir o retorno sobre o investimento do UC-U, porém é bem mais fácil que as empresas e funcionários percebam ganhos significativos, principalmente no que se refere à melhoria na comunicação e ao aumento da produtividade no exercício de suas atividades. Muitas empresas começam a desenvolver projetos e iniciativas de UC pelos usuários que precisam mais, depois a espalha pela empresa, uma vez que os benefícios se tornam mais aparentes. Posteriormente parte-se para o UC-B, que traz maiores retornos para a empresa como um todo. A medição do ROI é mais fácil e natural quando se integra a UC aos processos e aplicações de negócios trazendo maior velocidade e melhor desempenho dos processos essenciais de negócios, resultando em Processos de Negócios Habilitados para Comunicação

 

Os benefícios da Comunicação Unificada e retorno sobre o investimento afetam usuários de forma diferente. Enquanto o UC-U impacta o trabalhador e sua produtividade individualmente, as ações colaborativas beneficiam o time ou grupo de trabalho, impactando na produtividade coletiva e, consequentemente, no ROI, mesmo assim continuam sendo benefícios intangíveis e, desta forma, mais complicados de serem quantificados. Quando as organizações incorporam o CEBP, os benefícios se estendem para a empresa e o ROI é ainda maior. Empresas que transformam negócios e processos de negócios, ou mudam de verdade a forma de trabalhar, podem ter um retorno maior ainda.

 

Soluções existentes baseadas em tecnologias ultrapassadas, principalmente no que se refere a serviços de voz, vêm sendo alvo de análise minuciosas uma vez que seus custos de manutenção não estão diminuindo e, ainda por cima, estes não são capazes de oferecer benefícios que impactem na produtividade de seus usuários. Períodos de incerteza econômica geralmente forçam que o foco se volte para este tipo de custos e levam a uma atenção e urgência renovadas para sanar esta ineficiências. Clientes e fornecedores devem trabalhar para justificar os investimentos de modernização e garantir que a implementação acarretará em redução de custos e aumento de produtividade.

 

Na ótica do gestor de tecnologia, é muito importante que os investimentos nesta área tragam retorno rápido e adequado ao negócio. A área de TI deve ajudar a determinar o quanto os ganhos esperados podem agregar dentro dos benefícios mensuráveis, entendendo o que é tangível ou não, para o grupo, departamento e empresa e, daí, incluir estes benefícios agregados no cálculo do ROI. Desta forma, fica visível que a Comunicação Unificada não é só uma questão de praticidade, mas uma vantagem competitiva para os negócios, principalmente quando se consegue melhorar os processos de missão crítica da empresa. Um fato é que quanto mais difícil for a demonstração do retorno maior a chance de não aprovação dos projetos pelos tomadores de decisão.

 

Independentemente do ROI, as organizações que adotarem a UC se beneficiarão com:

  • A simplificação da infraestrutura de comunicação;
  • A redução dos custos de manutenção;
  • O aumento da segurança;
  • Uma maior agilidade.

 

O gráfico da Figura 12 correlaciona os benefícios com o ROI em função do nível de utilização de UC.

 

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Figura 12: Correlação dos benefícios com o ROI

 

O que se vê são as empresas e seus usuários mais interessados na produtividade melhorada e no valor agregado às aplicações com as quais interage diariamente na execução de suas atividades do que com a tecnologia de Comunicação Unificada em si. Quanto mais discreta e natural for a utilização pelos usuários mais chance de êxito no processo.

 

Valor de Negócio

 

O Valor de Negócio foi desenvolvido para verificar o potencial de investimentos futuros, comparar opções e priorizar investimentos baseado no ambiente de negócios corrente. Ele mede o impacto corporativo do projeto na estratégia da empresa e em suas prioridades. Com isto, os investimentos de TI podem ser divididos em 3 classes: Administração, Crescimento e Transformação. Detalhes na tabela abaixo:

 

CLASSE

DEFINIÇÃO

PERFIL

Administração

Servem para manter as operações normais e melhorar a eficiência

Tático

Crescimento

Constroem o crescimento das receitas e/ou melhoram as margens de lucro

Gerador de receita

Transformação

Mudam para melhor a natureza dos negócios. Criam novos modelos de negócio.

Estratégico

 

Seguindo estes conceitos, a representação gráfica a seguir mostra o Valor de Negócio da Comunicação Unificada, e sua percepção no tempo.

 

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Figura 13: valor de negócio da UC

 

UC Sinergético: UC em uma área beneficia outras, alavancando investimentos através de múltiplas aplicações.