Seção: Tutoriais Infraestrutura

 

Comunicação Unificada: Brasil e Casos Práticos

 

Comunicação Unificada No Brasil

 

Existe um consenso no Brasil que as empresas ainda estão reticentes quanto à adoção de UC. Entre os principais obstáculos estão a cultura interna das empresas brasileiras, a disponibilidade de mão-de-obra qualificada para a integração e gestão dos sistemas e o investimento inicial. Uma alternativa com relação ao investimento é a contratação da solução como prestação de serviço, cada vez mais utilizado em outros países, com destaque para as modalidades de solução hospedada. Este modelo permite que as empresas pequenas e médias também tenham acesso à tecnologia.

 

Independente desta condição, o mercado brasileiro já apresenta uma maior maturidade para entender como se beneficiar da UC e já se vê a ocorrência de investimentos no segmento financeiro, no de serviço, em algumas empresas com perfil de alta tecnologia, além de multinacionais que geralmente seguem o modelo implantado no exterior.  Um caso de destaque na iniciativa pública é o projeto Sicom (Sistema Integrado de Comunicação e Monitoramento) do Exército Brasileiro, suportado por tecnologia de diversos fornecedores. Os objetivos são: dar transparência e agilidade aos projetos do Departamento de Engenharia e Construção em nível nacional, com distribuição de instruções, facilitação dos processos e aumento da eficiência e segurança do trabalho.

 

Quanto mais rapidamente as companhias assimilarem as mudanças e novas possibilidades, tanto maior será o nível de competitividade do país. As empresas russas e asiáticas já estão implantando a unificação. Por razões óbvias, o Brasil não pode ficar atrás em relação aos demais países que compõem o chamado BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), o bloco de emergentes.

 

Casos Práticos de Adoção de UC

 

Para dar uma ideia numérica do impacto e dos benefícios que se podem alcançar com a adoção da tecnologia da Comunicação

Unificada, tomemos o exemplo da implantação interna na Microsoft:

 

Características:

 

RECURSOS

NÚMERO DE USUÁRIOS ENVOLVIDOS

E-mail, Mensagens Instantâneas, Presença e Conferência

150.000

Voz (telefonia)

40.000

Mensagem Unificada

75.000

 

 

Impactos:

 

NOS CUSTOS

Redução com viagens

10% em viagens por funcionário (US$ 93M)

Redução com serviços de audioconferência

50% (US$ 3M)

Redução com infraestrutura de TI

US$ 20 por mudança (US$ 1.7M)

Nos negócios

Aumento de produtividade por funcionário

28 minutos economizados por dia (US$ 86M)

Redução dos ciclos de venda

6,6% de aumento no número de propostas (US$ 11M)

Redução da emissão de carbono

100 milhões de milhas aéreas com viagens evitadas (17.000 toneladas)

Geral

Retorno sobre o investimento

240%

Economia em 1 ano

Mais de US$ 212M

Fonte: Microsoft IT Business Case Study, fevereiro de 2009 (+ detalhes)

 

A Microsoft também divulga números consolidados de 15 empresas de grande porte que também se beneficiaram da adoção das UC:

 

AUMENTO DE PRODUTIVIDADE POR FUNCIONÁRIO

30 MINUTOS ECONOMIZADOS POR DIA

Redução dos ciclos de venda

Até 20%

Conclusão mais rápida dos projetos

Até 10%

Resolução mais rápida de casos envolvendo clientes

Até 20%

Fonte: Forrester Research Study, Agosto de 2009

 

Estudos como o da consultoria Chadwick Martin Bailey indicam que uma boa implementação e adoção de UC pode proporcionar até 2 horas a mais de trabalho produtivo por dia por funcionário, é o chamado “Efeito Colaboração". Em linhas gerais a percepção da maioria gira em torno dos 30 minutos.