Seção: Tutoriais Infraestrutura
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As inovações tecnológicas aumentaram a complexidade nas interações humanas, com a sobrecarga de informação:
e a complexidade tecnológica:
A Comunicação Unificada vem como uma maneira efetiva de se comunicar e colaborar, permitindo controle das informações:
Por meio de soluções tecnológicas com:
Para serem competitivas muitas empresas empenham-se para aumentar as vendas, diminuir os custos operacionais e melhorar o relacionamento com os clientes. Uma das formas para se conseguir isto é tornando os funcionários mais eficazes, eficientes e produtivos, transformando os seus modos de trabalhar. Juntando as ferramentas de UC com os processos e aplicações de negócio, eles se tornam exponencialmente mais úteis para o negócio e para os profissionais que os utilizam. Ou seja, conectando pessoas a pessoas e estas diretamente às aplicações de forma fácil e natural.
Empresas que implementaram UC têm vivenciado uma série de benefícios, como:
A chave para o sucesso da Comunicação Unificada está em ter ciência que existem algumas áreas que precisam ser consideradas quando se desenvolve uma estratégia de UC para toda a empresa e cada uma delas traz valor para a organização. Desta forma, mesmo quando não se estiver pronto para uma implantação completa de UC, pode-se considerar um planejamento em fases que sejam mais adequadas às necessidade e ao orçamento.
Começar com soluções que sejam flexíveis e baseadas em padrões já definidos e abertos possibilita que as empresas comecem a usufruir dos benefícios enquanto a indústria continua a amadurecer, permitindo que o investimento já feito seja adaptável aos futuros desenvolvimentos tecnológicos.
Existem riscos associados a UC, embora o sucesso ou fracasso das implementações dependam de como a abordagem cultural é resolvida, sobrepujando o interesse pessoal e a resistência à mudança. Logo, divulgação com muitas iniciativas e marketing interno são fundamentais.
A estratégia deve ser a de adotar soluções e produtos que permitam que se tenha comunicações mais eficientes, colaborativas e que estas impactem diretamente nos resultados dos negócios. A eficiência é obtida com a eliminação da complexidade e com a utilização do recurso mais apropriado já no primeiro momento. Ser colaborativa significa que as aplicações permitem que os usuários controlem sua produtividade onde e quando quiserem, por meio de qualquer dispositivo.
Para justificar os investimentos, as organizações devem avaliar os benefícios para o negócio e as melhorias tecnológicas, e ter estes números prontos, de fácil leitura a respaldados por boas argumentações.
É certo que existem muitos benefícios com a adoção da UC, mas também há desafios significativos que devem ser superados para que se atinja o seu potencial máximo. Por exemplo, a atual falta de padronização na própria compreensão do que vem a ser UC: o que é, o que pode ou não ser feito; dificuldades na migração e evolução das plataformas e infraestruturas existentes; integração complexa necessária para garantir a interoperabilidade entre todos os diversos componentes e elementos das UC; e a dificuldade de provar que há retorno sobre o investimento feito. UC pode ter um impacto de transformação mas, para se ter isto, as empresas precisam definir que ferramentas podem ser usadas para otimizar seus processos de negócio. Independente dos desafios expostos, espera-se ver a adoção acontecer da UC de forma gradual e permanente. Não há forma única ou "certa" de se implementar UC, e a forma que for adotada deverá ser baseada nas necessidades e nos seus ambientes específicos.
Apesar da indústria em si não ter atingido a maturidade e falte consenso sobre certos padrões, o futuro parece promissor para todos os envolvidos neste mercado: fornecedores, clientes, revendas, integradores e prestadores de serviços profissionais, uma vez que a Comunicação Unificada deixa cada vez mais de estar em um estágio de inovação, passam a encorajar sua adoção e começa a ser adotada mais e mais por empresas de todos os tamanhos. É importante não esquecer que UC é uma visão ou filosofia que leva a soluções. Empresas precisam se planejar para UC já, para começarem a colher o mais breve possível os seus benefícios; aquelas que esperarem mais entrarão em desvantagem competitiva.
Veremos uma transformação com a melhoria contínua na interação, com comunicação e colaboração não só internamente, mas também externamente com a participação mais ativa dos clientes. Isto acabará por mudar a forma que os negócios são estruturados e permitirá a utilização mais intensa de redes sociais e de negócios para acelerar a criação de novos produtos e serviços e a criação de novos canais, em um ambiente cada vez mais globalizado e virtualizado. O resultado será o surgimento de novos processos de negócios e consequente aumento de seu valor.
Vale reforçar que a Comunicação Unificada não se refere apenas a tecnologia, aplicações e recursos isolados; ela reúne um conjunto de funcionalidades que proporciona uma experiência mais simples e mais integrada. Não há dúvidas que a medida que a Comunicação Unificada evolua e a participação no mercado aumente, a sua esfera de influência irá se expandir e continuará a incluir novas tecnologias e soluções.
No momento atual a decisão que as empresas devem tomar não é o “por que”, mas o “quando” começar a migração para a Comunicação Unificada e “qual” a estratégia a ser definida. Tendo sempre em mente que UC é uma estratégia para endereçar tendência importantes para atingir seus objetivos e que definirão o sucesso dos negócios.
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