Seção: Tutoriais Operação

 

Comunicações Unificadas: Evolução e Tecnologias

 

Evolução da Telefonia

 

A evolução da telefonia, segundo artigo da revista PC Master, dezembro de 2007, foi a seguinte:

    • 1871 e 1876: O primeiro telefone - Em 1871, o inventor italiano Antônio Meucci, nos Estados Unidos, faz pedido de patente para seu aparelho de telefone rudimentar. Por falta de dinheiro, este pedido não teve continuidade e acabou expirando. Cinco anos depois foi a vez de Alexandre Graham Bell registrar seu aparelho e tornar-se o inventor do telefone.
    • 1885: Nasce o monofone - Lars Magnus Ericsson, baseado nas idéias de Anton Avén e Leonard Lundqvist, cria o primeiro aparelho telefônico, no qual é acoplado em uma só peça o fone e o bucal.
    • 1962: O sinal vem do espaço - Lançado o Telstar, o primeiro satélite mundial de telecomunicações, foi construído pelos laboratórios Bell, nos Estados Unidos.
    • 1970: Fibra óptica - Pela primeira vez, esta tecnologia é usada para infraestrutura de telecomunicações.
    • 1973: Nas profundezas do oceano - Instalado o primeiro cabo submarino brasileiro para comunicações internacionais. Ligava Recife a Las Palmas, na costa Africana.
    • 1975: DDI Brasileiro - Neste ano, o Brasil faz parte do sistema de Discagem Direta Internacional (DDI).
    • 1978: Primeiros telefones celulares - São ativados os primeiros telefones móveis celulares do mundo.
    • 2001: GSM no Brasil - São vendidas as primeiras assinaturas para celulares que utilizam a tecnologia de chip GSM.
    • HOJE: Telefonia via Internet - Soluções VoIP invadem casas e empresas e causam uma verdadeira revolução nas telecomunicações. Nunca foi tão barato falar ao telefone e nunca se teve um nível tão grande de integração entre voz e dados nas empresas.

    Este histórico mostra a constante evolução das comunicações e a afirmação de uma grande necessidade humana, se manter em constante comunicação e a cada dia mais ágil e mais dinâmica.

     

    Tecnologias Agregadas

     

    As UC se destacam por agregar as principais tecnologias de comunicação que foram utilizadas com o principal foco em aperfeiçoar os trabalhos, evitando viagens, mobilização de pessoas para participar de reuniões, trocas de arquivos e concentrar informações. Na figura 1, estão algumas imagens que melhor ilustram estas tecnologias.

     

     

    Figura 1: Tecnologias agregadas às Comunicações Unificadas

    (Fonte: elaboração do autor)

     

    • Vídeo Conferência: Utilização aumenta exponencialmente a cada dia nas empresas, usuários domésticos já realizam comunicações por vídeo utilizando sua webcam com muita facilidade e simplicidade.
    • Computação em nuvem: Tendência e necessidade para algumas empresas, alguns CIOs de empresas ainda possuem receio em colocar suas aplicações na nuvem devido a questões de segurança e controle de suas informações. Exemplos conhecidos: Google: armazenamento de documentos, planilhas, pequenos aplicativos, switch de comunicação das empresas.
    • VoIP: Ligações telefônicas que utilizam as redes de computadores para trafegar informações de VOZ, dispositivos de comunicação que utilizam esta tecnologia bastam estar conectados à internet para garantir comunicação ilimitada e com qualidades muito próximas as da telefonia convencional.
    • Colaboração: Necessidade das empresas e grupos de pesquisas e desenvolvimento em agilizar decisões, criação de projetos, compartilhamento de recursos, trabalhar em conjunto estando em qualquer parte do mundo, mas como se estivesse no mesmo espaço físico.

     

    As UC devem unificar sistemas, dispositivos e aplicações de múltiplos fornecedores e tecnologias. Sua grande vantagem é passar para os usuários a sensação que ele não deixará de utilizar os recursos que ele já possui, mas sim integrá-los e utilizá-los em uma única plataforma.

     

    A figura 2 detalha a possibilidade de interligação de todos os dispositivos de comunicação atualmente utilizados por empresas em uma única plataforma. É possível utilizar todos os meios de comunicação existentes na empresa: agendas, mensagens instantâneas, e-mail, celulares, aplicativos de colaboração, vídeo e áudio conferência, entre outros existentes.

     

    Todo o legado de equipamentos pode se comunicar com o Servidor agregando as funcionalidades de comunicação, concentrando as informações em um único lugar, porém acessíveis de diversos dispositivos. É possível controlar a agenda, email e arquivos pelo painel principal do sistema ou utilizando o celular, smartphone, etc.

     

    Figura 2: Interligação de Tecnologias em soluções de UC da Microsoft

    (Fonte: Microsoft)

     

    Para uma percepção maior desta integração, existe um vídeo de divulgação da solução de Comunicações Unificadas da Microsoft disponível na internet pelo link: http://www.youtube.com/watch?v=oh6Y-fQ1poA.

     

    Neste vídeo fica bem clara a situação onde o funcionário de uma empresa prestes a realizar uma grande apresentação para seus principais clientes fica impossibilitado de reunir com sua equipe para os ajustes finais e fechamento da apresentação.

     

    São consolidadas todas as tecnologias principais que compõem as UC: Colaboração, Vídeo Conferência, VoIP e Computação Nuvem.