Seção: Tutoriais Operação
|
|
||
As UC representam uma evolução dos atuais meios de comunicação, uma vez que permite a integração dos diversos serviços em um ambiente único, e isso facilita a gestão dos serviços de comunicação. Após uma análise deste cenário, é possível prever que o atual PABX (analógico) das empresas está a beira da extinção. É muito importante identificar o ROI (Return over Investiment) de um projeto de UC, analisar quais recursos realmente são necessários e se já não são fornecidos pelas atuais operadoras, calcular friamente os investimentos em tecnologia e o reflexo para usuários e clientes. Fora isso, existe uma afirmação que é unânime e impossível de evitar: as comunicações estão em constante evolução e não vão parar, pois o combustível que a propulsiona é a necessidade de manter as pessoas sempre conectadas a qualquer momento, de qualquer forma e em qualquer lugar.
As empresas devem visualizar as UC como uma oportunidade de integração e melhoria em seus sistemas de BI (Business Inteligence), alimentando sua base de dados com as informações que são constantemente atualizadas pela UC.
Outro item muito importante é a forma que as UC podem influenciar no processo de comunicação e produtividade dos funcionários de uma empresa, agregando funções de desenvolvimento colaborativo, registro de reuniões realizadas evidenciando todo o histórico de ações realizadas durante um específico projeto ou da empresa como um todo.
Referências
CRUZ, ALEXANDRO. Os desafios da Comunicação Unificada no Brasil. IP NEWS, Website, mar.2010. Disponível em: http://www.ipnews.com.br/voip/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=17665 Acesso em 12 de março de 2010.
HERRELL, ELIZABETH. Você está preparado para as Comunicações Unificadas? FORRESTER, Website, ago. 2007. Disponível em: Acesso em 09 de maio de 2010.
JACKELINE. O ROI das Comunicações Unificadas. IP NEWS, Website, mar.2010. Disponível em: http://www.ipnews.com.br/voip/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=17644 Acesso em 12 de março de 2010.
MICROSOFT | Unified Communications. Disponível em: http://www.microsoft.com/uc/pt/br/try-it.aspx Acesso em 08 de abril de 2010.
PARKER, MARTY. Economia de custos e recursos utilizando soluções de Comunicações Unificadas, WebSite da Microsoft, ago. 2009. Disponível em: Acesso em 08 de abril de 2010.
PARKER, MARTY. Economia de custos e recursos utilizando soluções de Comunicações Unificadas, WebSite da Microsoft, ago. 2009. Disponível em: Acesso em 08 de abril de 2010.
Revista PCMASTER. Evolução da Telefonia – 2007, Editora Europa. Disponível em: http://phoneclubbrasil.blogspot.com/2007/12/evolucaoda-telefonia.html Acesso em 09 de maio de 2010.
SANTOS, JACK. Comunicação unificada: cinco dicas para entender. CIO UOL, site, mar.2008. Disponível em: http://cio.uol.com.br/tecnologia/2008/03/18/5-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-a-comunicacao-unificada/ Acesso em 03 de maio de 2010.
SANTOS, JACK. Comunicação unificada, a velha nova onda. CIO UOL, site, abr.2010. Disponível em: http://cio.uol.com.br/gestao/2008/04/14/a-velha-nova-onda-comunicacao-unificada/ Acesso em 03 de maio de 2010.
SEESTREAM. Call Forward: Forward your incoming calls to any phone number. Site oficial, disponível em: Acesso em 27 de fevereiro de 2010.
SEESTREAM. Call Forward: Forward your incoming calls to any phone number. Site oficial, disponível em: Acesso em 27 de fevereiro de 2010.
|