Seção: Tutoriais Operação

 

Convergência Digital

 

Este tutorial resume uma apresentação realizada na Futurecom 2006 com o título: A Comunicação Móvel, as Novas tecnologias e as Expectativas dos Consumidores. Apesar de o título ser abrangente, ela pode ser resumida numa expressão simples: Convergência Digital, um processo global e inevitável, que a viabiliza pelas plataformas digitais e que é cada vez mais demandada pelos clientes

 

Hoje, quando se fala em telecomunicações, um dos temas mais relevantes é sempre a Convergência. Mas a abrangência da convergência digital vai além do setor de telecomunicações. Ela atualmente está em todos os tipos de transmissões de conteúdo e vem mudando rapidamente a vida de todos nós. 

 

O tutorial faz uma análise do impacto da convergência digital na estrutura de transmissão e recepção de vários tipos de conteúdo, independente de sua natureza. Constata e exemplifica as várias formas como ela está afetando o cotidiano de cada um. E, verificando os modelos de negócio das novas empresas e a regulamentação do setor, evidencia quão despreparados estes estavam e, em grande parte ainda estão, para uma mudança tecnológica tão significativa. 

 

Finalmente, observando casos mundiais, o tutorial discute propostas concretas de regulamentação e modelos de negócio que servem para qualquer país e, em particular, para o Brasil. 

 

 

Engenheiro pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ocupa atualmente o cargo de Presidente da TIM Participações, holding das operadoras de telefonia celular da TIM no País. 

 

Iniciou sua carreira em telecomunicações na Telerj, no Rio de Janeiro, onde trabalhou por seis anos na área de desenvolvimento de normas para os Serviços de Comunicação de Dados. 

 

De 1977 a 1997 trabalhou na Embratel, ocupando os cargos de Gerente de Serviços de Comunicações de Dados e Textos, de Assistente do Diretor de Engenharia e de Gerente do Departamento de Clientes Corporativos. 

 

Na Splice trabalhou como Diretor de Serviços, atuando nas áreas de paging, trunking, Internet e participando das atividades de implantação da BCP e da BSE. Em agosto de 1998 assumiu a presidência da TCO – Tele Centro Oeste Celular. 

 

Em março de 2003, Mário Cesar Pereira de Araújo assumiu a presidência da TIM Brasil. Em maio de 2006, tornou-se presidente da TIM Participações. 

 

Araújo é também Presidente do Conselho de Administração da Associação Nacional das Operadoras de Celular (Acel), do Conselho Científico do Instituto Ronald McDonald e membro do Conselho Superior de Infra-Estrutura (Coinfra) da Federação da Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). 

 

Categoria: Operação e Gestão
Nível: Introdutório Enfoque: Negócios
Duração: 20 minutos Publicado em: 30/10/2006