Seção: TV Digital

 

DVB: Introdução

 

A TV digital no Brasil trará inúmeros benefícios. Além de oferecer melhor qualidade de som e imagem, a tecnologia permitirá ao telespectador acesso a inúmeros serviços interativos, como e-commerce, e-mail e Internet diretamente de um aparelho de televisão.

 

O Brasil está estudando diversas opções para a introdução da TV digital terrestre. Essa mudança trará novos serviços para os consumidores e um enorme potencial de novas oportunidades para o governo, para as emissoras de TV e Teleco municações e, sem dúvida, para toda a indústria eletrônica brasileira.

 

Em novembro de 2003, o governo publicou um decreto criando o Sistema Brasileiro de Televisão Digital - SBTVD, que visa definir as diretrizes técnicas, econômicas e sociais do sistema de TV Digital -TVD a ser utilizado e seu uso como ferramenta para o desenvolvimento nacional.

 

O decreto também formou os comitês diretivo (comitê de desenvolvimento), operacional (grupo gestor) e o grupo consultivo. Aos dois primeiros, cabe a tarefa de estudar e propor ao governo a tecnologia que deverá ser adotada, ou seja, um dos três sistemas existentes hoje mundialmente:

DVB - Digital Video Broadcasting (europeu);

ATSC - American Advanced Television systems Committee (norte-americano) e;

ISDB (japonês).

A outra opção é desenvolver um sistema próprio tendo como base um dos três modelos adaptados às diretrizes do decreto.

 

Figura 1: A estrutura para definição do padrão de TV digital.