Seção: Tutoriais Operação

 

EGP II: Etapas de Implantação do Escritório de Gerenciamento de Projetos

 

Este texto corresponde a parte II do tutorial de Escritório de Gerenciamento do Projetos: Importância para o setor de Telecom.

 

Na parte I do tutorial, foram abordados os conceitos gerais de gerenciamento de projetos e de EGP , e etapas de implantação do EGP. Esta parte II trata com mais detalhes dos processos de implantação do EGP.

 

Recapitulando o que está detalhado na parte I. Assim como qualquer ação de mudança de grande impacto, a implantação da cultura de gerenciamento de projetos deve fazer parte da estratégia da empresa e, preferencialmente, deve estar documentada no Planejamento Estratégico.

 

Da mesma forma, é evidente que a implantação de um EGP também deve fazer parte de uma estratégia maior de mudança de cultura, suportada por ações que vão além do próprio EGP, ou seja, somente a implantação de um EGP não garante que os projetos passarão a ser bem sucedidos ou que a empresa passará a adotar a cultura de gerenciamento de projetos.

 

Todas as iniciativas para implantação desta mudança, incluindo a implantação do EGP devem estar vinculadas a um objetivo do plano estratégico.

 

Sendo assim, podemos propor quatro grandes etapas para implantação de um EGP:

 

Etapa 1: Avaliação do grau de maturidade em gerenciamento de projetos da organização.
Etapa 2: Planejamento e Execução de ações prévias à implantação do EGP.
Etapa 3: Planejamento e Execução do Projeto para Implantação do EGP.
Etapa 4: Implantação do EGP.

 

Portanto, esta parte II finaliza o tutorial, destacando a Etapa 3 do projeto de implantação de um EGP.