Seção: Tutoriais Operação

 

eTOM: Contexto da Operadora

 

As operadoras de telecomunicações funcionam hoje cada vez mais como uma rede de empresas, a exemplo do que ocorre na industria automobilística, onde a montadora integra e coordena todo o processo de projeto, desenvolvimento, produção, comercialização e assistência técnica de automóveis.

 

A prestação de serviço fim-a-fim para a um cliente de forma verticalizada e utilizando uma rede inteiramente sua, esta deixando de ser a regra entre os provedores de serviços de telecomunicações.

 

Tendo em vista esta realidade o eTOM definiu um modelo para o contexto em que estão inseridos os operadores de telecomunicações, representado na figura a seguir.

 

 

Estes elementos compõem uma rede cujo objetivo é fornecer um serviço ou produto que tenha valor para o cliente.

 

Cliente

 

A rede existe para servir as necessidades do cliente. O cliente pode ser um indivíduo ou outra empresa. Dependendo das atividades que executa o cliente pode ser um assinante (responsável por firmar e pagar o contrato), um usuário final (usa os produtos e serviços), ou ambos.

 

Empresa Operadora

 

O Operador é o núcleo desta rede de valor. Ele é o ponto central de execução e é responsável pela rede de valor. Estão sob sua responsabilidade a plataforma operacional e infraestrutura através da qual outros parceiros podem colaborar para fornecer produtos e serviços ao cliente.

 

Fornecedor

 

Fornecedores interagem com a empresa fornecendo produtos e serviços, que são integrados pelo prestador de serviços de modo a que ele possa fornecer seus produtos e serviços ao cliente. Estão aí incluídos tanto os Vendors que fornecem equipamentos, software e soluções para o operador, como prestadores de serviço para os quais são terceirizadas funções do operador e outros operadores dos quais são contratados infra-estrutura e/ou serviços de conectividade, circuito ou rede.

 

 

Intermediário

 

O intermediário executa uma função em nome da empresa junto a clientes ou fornecedores. Existem tipicamente 3 categorias de intermediários: vendas , implantação e serviços de informação.

 

Complemento

 

Fornece produtos e serviços adicionais para estender as capabilidades da rede de valor. Geralmente os produtos e serviços complementares são construídos em cima da infraestrutura fornecida pela empresa. Um exemplo são os provedores de serviço de valor adicionado.