Seção: Quem Somos
|
|
||
Observando-se a história das redes de telecomunicações, um fator marcante é a demanda e qualidade cada vez maior exigida por novas aplicações. (FONTES, 2008). Devido a tal fator, os componentes presentes nas redes de telecomunicações são constantemente adequados com novas tecnologias para poder fornecer a banda requisitada por seus usuários. Entretanto, devido a evolução e criação de novas tecnologias os cabos de redes de acesso que possuíam capacidade de banda disponíveis foram rapidamente ocupados por novos formatos de mídia que requisitam grande quantidade de banda. (NETO, 2012) Com isso, houve o aumento gradual da capacidade de banda, iniciando-se nas operadoras que até o momento possuíam redes de acesso compostas por cabos metálicos primários e secundários e, também o componente denominado Multiplexador de Acesso da Linha Digital do Assinante (DSLAM) que conecta vários Assinantes de linhas digitais (DSL) a um canal de comunicação digital de alta velocidade. (“IEC: On-Line Education: WPF: Digital Subscriber Line Access Multiplexer (DSLAM)”, [s.d.])
A motivação deste trabalho é contribuir com o estudo que visa a implementação de serviços de banda larga a usuários residenciais.
As tecnologias ópticas tiveram grande avanço nos últimos anos, entretanto ainda há diversos desafios em sua implementação em grande escala.
Hoje, tem-se uma crescente demanda por serviços que exigem altas taxas de transmissão de dados e confiabilidade (IPTV, VoIP), sendo que a situação decorrente do uso desses serviços resultou no aumento da contribuição da utilização das tecnologias ópticas para a transmissão de dados, tomando referência para as implementações Fiber to the Home (FTTH), Fiber to the Apartment (FTTA) e Fiber to the Cabinet (FTTC), também conhecidas como tecnologias FTTX.
Tutoriais
O tutorial parte I apresentou a história, tipos e características das fibras ópticas plásticas disponíveis no mercado. A seguir abordou as redes de dados domésticas, os planos de internet disponíveis ao usuário residencial e mostra-se meios de transmissão disponíveis essas redes. Apresentou ainda as redes as redes Ethernet, sua padronização e características. Finalizou apresentando as arquiteturas utilizadas pelas empresas de telecomunicações para a instalação da fibra óptica até o usuário final.
Este tutorial parte II apresenta inicialmente os elementos utilizados em uma rede ethernet construída com fibra óptica do tipo POF PMMA. A seguir apresenta o estudo de caso realizado a partir de suas equações, os dados e informações do projeto e do protótipo desenvolvido. Finaliza apresentando as conclusões e comentários finais do estudo realizado.
|