Seção: Quem Somos

 

Redes Ópticas II: Elementos de uma Rede POF Ethernet

 

Além da fibra do tipo POF, uma rede ethernet constituída por fibra óptica plástica pode possuir os seguintes equipamentos ativos, ou seja, que necessitam de energia elétrica para seu funcionamento, são eles: roteadores, switches e conversores de mídia. Além disso, para que sua instalação seja realizada, pode-se também utilizar os equipamentos descritos na seção Ferramentas e acessórios adiante.

 

Roteadores

 

São dispositivos de rede ativos presentes na camada 3 do modelo OSI capazes de encaminhar pacotes de dados entre diferentes nós da rede, onde hop ou nó são dispositivos eletrônicos ativos que estão ligados a uma rede capazes de enviar, receber ou transmitir informações através de um canal de comunicação. Os roteadores executam a função de direcionamento de tráfego na internet, onde de modo geral, encaminham os pacotes de dados da rede de origem por diversos nós até que o pacote atinja seu destino. (STALLINGS, 2007) A Figura 1 demonstra um exemplo de nó em uma rede do tipo Ethernet.

 

Figura 1: Exemplo de nó em uma rede Ethernet

Fonte: (Próprio autor, 2016)

 

Switches

 

São dispositivos de rede ativos presentes na camada 2 do modelo OSI (Enlace de dados). O Switch de rede utilizada endereços de hardware também chamados de MAC Address para processar e encaminhar os pacotes de dados. (STALLINGS, 2007) A Figura 2 mostra um Switch utilizado em redes de fibra do tipo POF.

 

Figura 2: Switch Óptico com 3 Interfaces Optolock e 1 Interface RJ45

Fonte: (HOMEFIBRE DIGITAL NETWORK GMBH, 2016)

 

Conversores de mídia

 

Conversores de mídia assim como os roteadores e switches de rede são equipamentos ativos, ou seja, necessitam de energia para seu funcionamento, capazes de realizar a conexão entre dois meios de transmissão diferentes, sua principal aplicação está na conversão dos sinais de luz provenientes de cabos de fibra óptica para sinais elétricos e vice-versa, possibilitando a interligação e da infraestrutura já existente cabos de cobre metálicos com uma nova estrutura de fibra óptica. Em particular, os conversores de mídia criados para trabalhar com as fibras do tipo POF podem também atuar como regeneradores ópticos, convertendo o sinal óptico para elétrico e novamente para óptico, possibilitando o aumento da distância do link óptico. (HOMEFIBRE DIGITAL NETWORK GMBH, 2016)

 

As Figuras 3, 4 e 5 apresentam conversores de mídia que possuem conexões com interface do tipo Optolock para sinais ópticos e conexões com interface RJ45 Ethernet para sinais elétricos, satisfazendo a IEEE 802.3 e 802.3u e o padrão Fast Ethernet, sua função é converter os sinais ópticos de uma fibra do tipo POF PMMA para sinais elétricos. É importante ressaltar que esse tipo de conversão pode ocorrer em ambos sentidos nestes equipamentos (HOMEFIBRE DIGITAL NETWORK GMBH, 2016).

 

Figura 3: Ponto de Acesso com 2 interfaces RJ45 e 1 Interface Optolock

Fonte: (HOMEFIBRE DIGITAL NETWORK GMBH, 2016)

 

 

Figura 4: Conversor de mídia POF Optolock / RJ45

Fonte: (HOMEFIBRE DIGITAL NETWORK GMBH, 2016)

 

 

Figura 5: Conversor de mídia com 2 Interfaces Optolock e 1 Interface RJ45

Fonte: (HOMEFIBRE DIGITAL NETWORK GMBH, 2016)

 

Fibras Ópticas

 

A fibra óptica polimérica, também chamada de fibra plástica ou POF utilizada neste projeto possuem núcleo constituído de PMMA e revestimento duplo em polietileno. A maior vantagem da utilização deste tipo de fibra está na facilidade de instalação devido a utilização da luz visível como visto na o que facilita a visualização de funcionamento e flexibilidade. (HOMEFIBRE DIGITAL NETWORK GMBH, 2016)

 

Figura 6: Fibra do tipo POF transmitindo sinal com 650nm de comprimento de onda

Fonte: (HOMEFIBRE DIGITAL NETWORK GMBH, 2016)

 

A Figura 7 mostra a curva de atenuação de acordo com o comprimento de onda do sinal inserido na fibra, pode-se notar que apesar da menor atenuação não ocorrer em 650nm, utiliza-se esse comprimento de onda pois os demais não estão comtemplados na faixa de trabalho para telecomunicações.

 

Figura 7: Gráfico de atenuação por km segundo o comprimento de onda do sinal da fibra POF

Fonte: (HOMEFIBRE DIGITAL NETWORK GMBH, 2016)

 

Existem comercialmente vários tipos de fibras do tipo POF PMMA que apesar de não apresentar grandes diferenças estéticas externas, possuem características que as distinguem quanto ao ambiente que serão aplicadas e seu revestimento de proteção, como pode ser visto nas Figuras 8 e 9.

 

Figura 8: Carretel de fibra do tipo POF PMMA SI com revestimento retardante de fogo

Fonte: (HOMEFIBRE DIGITAL NETWORK GMBH, 2016)

 

A Figura 9 mostra um eletroduto corrugado flexível com a fibra POF acoplada, seu objetivo é facilitar a instalação para POF com benefícios do fio óptico pré-instalado no conjunto da instalação, facilitando a implementação de novos pontos de acesso na rede pré-instalada e diminuindo o custo de aplicação. (HOMEFIBRE DIGITAL NETWORK GMBH, 2016)

 

Figura 9: Eletroduto corrugado flexível com POF anexa

Fonte: (HOMEFIBRE DIGITAL NETWORK GMBH, 2016)

 

Ferramentas e acessórios

Apesar da facilidade de instalação oferecida por esse tipo de fibra, há disponível comercialmente acessórios e ferramentas que facilitam sua instalação como por exemplo a ferramenta de corte na Figura 10 e o conector para emendas mecânicas para fibras do tipo POF duplex de 2.2mm descrito na Figura 11. Porém é importante destacar que tais ferramentas são opcionais, não sendo obrigatórias para que a instalações de fibras ópticas desse tipo ocorram.

 

Figura 10: Ferramenta de corte para POF

Fonte: (HOMEFIBRE DIGITAL NETWORK GMBH, 2016)

 

 

Figura 11: Conector para POF Duplex

Fonte: (HOMEFIBRE DIGITAL NETWORK GMBH, 2016)