Seção: Tutoriais Redes Opticas

 

Fibra Óptica I: Fibra Óptica e Luz

 

Fibra Óptica

 

A Fibra Óptica vem a ser um meio físico de transmissão, cada vez mais utilizado em Redes de Telecomunicações que, quando conectada a equipamentos adequados, permite trafegar voz, dados e imagens, a altas taxas, com velocidades muito próximas a velocidade da luz.

 

Assim sendo, o emprego de Cabos de Fibra Óptica, aonde circula luz, na forma de fótons, é cada vez mais freqüente e vem substituindo os chamados Cabos Metálicos, como os Cabos de Pares, Cabos de Tubos Coaxiais e, outros, aonde circula eletricidade na forma de elétrons.

 

Na Fibra Óptica a luz é confinada em um filamento cilíndrico muito longo, de diâmetro extremamente pequeno, o qual é predominantemente feito de vidro de sílica com alto grau de pureza ou, para algumas aplicações, é feito de plástico especial.

 

Luz

 

A Energia Eletromagnética pode se apresentar das formas mais diversas. A Luz é uma delas.

 

A Luz é constituída por fótons, que viajam, no vácuo absoluto, a uma Velocidade (Cvac) de 2,997925 x 108 m/s (metros por segundo).

 

Define-se como Comprimento de Onda (lambda), cuja unidade, será definida por nós como nm ao produto da Velocidade (Cvac) pelo inverso da Freqüência (f) cuja unidade, será definida como GHz, segundo a equação abaixo:

Comprimento de onda =

Velocidade da Luz
Frequüência

 

ou

 

λ = c / f

 

ou

 

λ (nm) = 2,997925 x 108 (m/s) / f (GHz)