Seção: Tutoriais Redes Opticas
|
|
||
Quando repetimos o procedimento descrito na seção anterior, mas ao invés de usarmos uma Superfície Regular, isto é, plana sem rugosidades, usamos uma Superfície Irregular, como ilustra a figura 8, observaremos que cada um dos Raios de Luz se comporta de maneira independente e, embora todos possuam o mesmo ângulo de incidência, os ângulos de reflexão são totalmente distintos, ocorrendo a chamada Reflexão Irregular ou Difusa.
Figura 8: Reflexões em superfície irregular
Este fenômeno pode ser normalmente observado quando a Luz atinge paredes e superfícies, fazendo com que a Luz seja Refletetida de forma Difusa.
Reflexões em Superfícies Côncavas
Se a Superfície de Incidência dos Raios de Luz for Regular, mas não for Plana, ela pode ser Côncava ou Convexa, conforme o tipo de curvatura que essa superfície possui.
Se a superficie for como a de um Espelho Côncavo, os Raios de Luz Paralelos que incidirem sobre a superfície serão Refletidos convergindo para um determinado ponto, como mostra a figura 9.
Figura 9: Reflexões em superfície côncava
Reflexões em Superfícies Convexas
Caso a forma da superfície do espelho ao invés de Côncava for Convexa, os Raios de Luz Paralelos que incidirem sobre a superfície serão Refletidos em forma de leque, como mostra a figura 10.
Figura 10: Reflexões em superfície convexa
Meio Transparente
Figura 11: Propagação em meio transparente
Meio Translúcido
Meio Translúcido é aquele, onde os Raios de Luz tem dificuldades para passar, podendo sofrer, como mostra a figura 12, alterações da trajetória dos Raios de Luz, bem como, absorção por este meio.
Figura 12: Propagação em meio translúcido
Meio Opaco
Meio Opaco é aquele, onde os Raios de Luz não conseguem passar, como por exemplo, por uma parede de tijolos. A figura 13 dá uma idéia do exposto.
Figura 13: Propagação em meio opaco
|