Seção: Tutoriais Banda Larga

 

Frame Relay: O que é

 

O Frame Relay é uma tecnologia de comunicação de dados de alta velocidade que é usada em muitas redes ao redor do mundo para interligar aplicações do tipo LAN, SNA, Internet e Voz.

 

Basicamente pode-se dizer que a tecnologia Frame Relay fornece um meio para enviar informações através de uma rede de dados, dividindo essas informações em frames (quadros) ou packets (pacotes). Cada frame carrega um endereço que é usado pelos equipamentos da rede para determinar o seu destino.

 

A tecnologia Frame Relay utiliza uma forma simplificada de chaveamento de pacotes, que é adequada para computadores, estações de trabalho e servidores de alta performance que operam com protocolos inteligentes, tais como SNA e TCP/IP. Isto permite que uma grande variedade de aplicações utilize essa tecnologia, aproveitando-se de sua confiabilidade e eficiência no uso de banda.

 

Histórico

 

No fim da década de 80 e início da década de 90, vários fatores combinados demandaram a transmissão de dados com velocidades mais altas:

  • A migração das interfaces de texto para interfaces gráficas;
  • O aumento do tráfego do tipo rajada (bursty) nas aplicações de dados;
  • O aumento da capacidade de processamento dos equipamentos de usuário (PCs, estações de trabalho, terminais Unix, entre outros);
  • A popularização das redes locais e das aplicações cliente / servidor;
  • A disponibilidade de redes digitais de transmissão.

Nessa época o Bell Labs (EUA) desenvolvia a tecnologia ISDN e o protocolo Frame Relay era parte desse conjunto. Entretanto, devido a suas características, o protocolo foi desmembrado e evoluiu como um serviço de rede independente, com padrões e recomendações elaborados por órgão internacionais de Telecomunicações.

 

Rede Frame Relay

 

Uma rede Frame Relay é composta por:

  • Equipamentos de usuários (PCs, estações de trabalho, servidores, computadores de grande porte, etc.) e suas respectivas aplicações;
  • Equipamentos de acesso com interface Frame Relay (bridges, roteadores de acesso, dispositivos de acesso Frame Relay - FRAD, etc.);
  • Equipamentos de rede (switches, roteadores de rede, equipamentos de transmissão com canais E1 ou T1, etc.).

A conversão dos dados para o protocolo Frame Relay é feita pelos equipamentos de acesso. Os frames gerados são enviados aos equipamentos de rede, cuja função é basicamente transportar esse frames até o seu destino, usando os procedimentos de chaveamento ou roteamento próprios do protocolo.

 

A rede Frame Relay é sempre representada por uma nuvem, já que ela não é uma simples conexão física entre 2 pontos distintos. A conexão entre esses pontos é feita através de um circuito virtual (virtual circuit) configurado com uma determinada banda. A alocação de banda física na rede é feita pacote a pacote, quando da transmissão dos dados.

 

A figura a seguir apresenta uma rede Frame Relay.

 

 

Vantagens e Restrições

 

A tecnologia Frame Relay oferece vários benefícios, quando comparada com outras tecnologias:

  • Custo de propriedade reduzido (equipamentos mais simples);
  • Padrões estáveis e largamente utilizados, o que possibilita a implementação de plataformas abertas e plug-and-play;
  • Overhead reduzido, combinado com alta confiabilidade;
  • Redes escaláveis, flexíveis e com procedimentos de recuperação bem definidos;
  • Interoperabilidade com outros protocolos e aplicações, tais como ATM e TCP/IP.

Entretanto, para as vantagens do Frame Relay serem efetivas, 2 requisitos devem ser atendidos:

  • Os equipamentos de usuário devem utilizar aplicações com protocolos inteligentes, que controle o fluxo das informações enviadas e recebidas;
  • A rede de transporte deve ser virtualmente a prova de falhas.