Seção: Tutoriais Operação

 

Gerenciamento de Projetos II: Estudo de Caso em Projeto de Swap em Empresa de Telecomunicações

 

Conforme o estudo de benchmarking do PMI de 2008, a falha na comunicação é o terceiro maior responsável por desvios em projetos, e ainda esse tema continua sendo tratado com muito descaso por muitos gerentes de projeto. 

 

Esta série de tutoriais tem por objetivo de propor um Plano de Gerenciamento de Comunicação para um projeto de engenharia em uma empresa na área de Telecomunicações, analisando suas formalidades e obrigações, e criar uma proposta de um plano de gerenciamento de comunicação para o projeto objeto desse estudo. 

 

Para isso, o trabalho irá identificar os principais stakeholders do projeto, classificá-los, identificar os meios possíveis de transmissão de mensagens e propor a melhor forma de satisfazer as necessidades de cada um. Busca também demonstrar a importância da utilização de práticas de gerenciamento de projetos voltadas para o gerenciamento da comunicação, onde são apresentadas as práticas de gerenciamento contidas no PMBOK, que é um guia de conhecimentos sobre gerenciamento de projetos e que apenas não se restringe às empresas de Telecomunicações, e que no caso em estudo, busca apresentar as aplicações na empresa GVIC TELECOM, que é uma operadora de telefonia móvel em Angola, na África.  

 

Os tutoriais foram preparados a partir do trabalho de conclusão de curso “Análise do Gerenciamento de Comunicação em Projetos: Estudo de Caso no Projeto de Swap em uma Empresa de Telecomunicações”, elaborada pelo autor, apresentado a Coordenação Acadêmica do curso MBA Executivo em Gestão de Projetos, Pós-Graduação à Distância da Faculdade AVM - WPOS, como requisito parcial para a obtenção do Grau de Especialista em Gerenciamento de Projetos. Foi orientador do trabalho o Prof. Cesar Augusto Leitão. 

 

Este tutorial parte II apresenta inicialmente a empresa objeto do estudo de caso, sua história e cultura. 

A seguir apresentará o estudo de caso realizado com o projeto de swap, com o aprimoramento contínuo das práticas de gestão da comunicação. Ao final apresentará as conclusões, mostrando também as propostas para trabalhos futuros. 

 

 

 

Formado no curso de Pós-Graduação MBA em Gestão de Projetos pela Faculdade Integrada WPOS-AVM (2013), graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003), Técnico em Telecomunicações pelo SENAI de Vitória no Espírito Santo (2001) e Técnico em Eletrotécnica pelo CEFET-ES (1994). 

 

Atuou como Supervisor na Anglobal, no Swap da Rede de Telefonia Móvel 2G e 3G da operadora Unitel, em Angola, supervisionando a substituição, a ativação e aceitação da Rede de BSS. Atuou como Responsável de Central na Claro, exercendo atividades também em projetos de implantação do Sistema SAP que abrangeu todo o território nacional de cobertura da Claro S.A., e na implantação da Rede de BSS 2G e 3G no estado do Espírito Santo. Atuou também como Técnico de Rede na NET TV a Cabo, executando a ativação, manutenção e operação desta rede na região metropolitana de Vitória no ES. 

 

Atualmente trabalha como Consultor na Unitel, exercendo atividades na área de Planejamento de Transmissão na Rede de Telefonia Móvel Celular 2G, 3G e 4G. 

 

Atua também como Consultor e Supervisor de Telecomunicações pela Anglobal, de Luanda, Angola, prestando serviços na Operadora de Telefonia Móvel Celular Unitel, com cobertura em todo o território angolano. Possui ainda experiência em gestão administrativa de micro e pequenas empresas. 

 

Email: claudison.fontana@hotmail.com

 

Categorias: Operação e Gestão, Telefonia Celular
Nível: Introdutório Enfoque: Técnico
Duração: 20 minutos Publicado em: 07/05/2018