Seção: Quem Somos

 

Gerenciamento de Projetos II: Pessoas Envolvidas no Projeto

 

Diretor de Projeto

 

É o responsável pelo projeto inteiro, incluindo a gestão global do projeto, relacionamento com o cliente, cronograma de implementação, gerenciar o vendedor / subempreiteiro de gestão, controle orçamental e de garantia de qualidade do projeto. As tarefas principais são as seguintes: Planejamento do Projeto de Implementação, de Comunicações, Gestão de Risco, Gerenciamento de Problemas, Orçamento e Aquisição de Equipamentos, Recursos Humanos, Garantir a Qualidade de Entregas e Assegurar o pagamento do projeto e faturação, Assegurar o Projeto e Controle de Custos no lugar Responsável a GVIC TELECOM e RANTEL.

 

Gerente de Projeto

 

O gerente do projeto é o principal stakeholder a ser atendido, pois ele possui grande influência em todas as áreas de conhecimento, além de muitas decisões partirem dele. Sendo assim o gerente do projeto sempre precisa estar bem informado sobre o progresso e os principais pontos do projeto, sendo ele realizado na própria empresa ou em uma contratada.

 

Controle de Coleta de cheques e organização do progresso e dos dados de custo e formação de um relatório de rotina; Supervisiona e avalia os progressos e os dados de custo, analisa o progresso e os custos, identifica o progresso do projeto e os riscos financeiros, e ajuda o Diretor de Projetos para cumprir o progresso e controle do orçamento; Verifica o gerenciamento de projetos antes, durante e após a execução e garante que as atividades estejam de acordo com as políticas, procedimentos, padrões e as medidas formuladas pela equipe de trabalho do projeto.

 

Com atribuições de tamanha importância em suas mãos, o gerente do projeto precisa receber informações suficientes que o deem segurança que o trabalho está sendo bem realizado. Para isso devem-se direcionar entregas especialmente voltadas para ele.

 

Gerentes de Contas

 

Gestão de relacionamento com alta administração, responsável para o índice de satisfação do cliente no momento da entrega do projeto; Deve fornecer suporte para o Diretor de Projeto na preparação do orçamento e na implementação do projeto; Para gerenciar os riscos técnicos e comerciais, ele será responsável por acompanhar e apoiar emitir resoluções importantes; Deve motivar a equipe e ser responsável pela a avaliação do desempenho do projeto; Supervisionar e ajudar o Diretor do Projeto na obtenção do Certificado de Aceitação Preliminar (PAC), e será responsável pela cobrança de pagamentos de contratos dentro do cronograma.

 

Gerente de Finanças do Projeto

 

Prepara o orçamento do projeto de acordo com o plano do projeto principal; Estabelece o sistema de operação relacionadas com finanças, supervisiona as operações diárias financeiros e cumpre a gestão financeira da equipe do projeto; Completa custeio e controla os riscos financeiros; Fornece suporte relacionado à coleta e pagamento do projeto para a equipe do projeto, se encarrega de reembolso de despesas, gerenciamento de fluxo de caixa e trabalha fora de relatórios financeiros; Fornece apoio financeiro relacionado com o contrato projeto e do contrato de subcontratação.

 

Gerente de Contrato

 

Realiza a gestão de contratos, tais como Gestão da Mudança; gestão o cumprimento dos contratos de subcontratação; Organiza os principais membros da equipe do projeto para ler os artigos principais dos contratos, saídas e supervisiona os principais pontos de risco e medidas de defesa; Faz com que o reunião relacionada e plano de pagamento de acordo com os contratos e supervisiona as etapas de negócios durante o cumprimento dos contratos; Garante que o fluxo de trabalho de engenharia Turnkey compras serviço seja realizado e as opiniões e as ordens de subcontratação no âmbito da autorização; lida com questões incidentais durante o cumprimento dos contratos, tais como argumento contrato negociação / resolução e gestão de reclamação; Toma parte na negociação negócios relacionados ao Gerenciamento de Mudanças e os contratos de subcontratação e garante que os artigos de negócios dos contratos são controláveis.

 

Gerente de Sub-Projeto

 

Faz com que o plano de implementação de equipamentos e assegura suporte necessário para atender o plano do projeto; Supervisiona a implementação de equipamentos e sua aceitação e garante a qualidade de execução e progresso; Supervisiona o andamento do trabalho dos subempreiteiros e colaboradores, e resolve os problemas relacionados à tecnologia e de qualidade.

 

Gerente de Logística

 

Entrega do equipamento RANTEL no tempo; encarrega-se da aquisição de acessórios, incluindo as tarefas, tais como a emissão de ordens de compra e rastreamento de bens e garante que os materiais e serviços são entregues em tempo; se encarrega da gestão da logística dos equipamentos e materiais e garante que os produtos chegam aos sites corretamente e no tempo.

 

Responsáveis por Disciplinas de Engenharia

 

Os responsáveis por disciplinas de engenharia (RD) são as pessoas que possuem o comando da parte técnica do projeto. Sua função é, inicialmente, especificar todo o projeto dentro da sua área (mecânica, elétrica, etc.), dando as grandes diretrizes de tecnologia que o projeto deve seguir. Além disso, eles acompanham e aprovam toda a documentação confeccionada pela contratada.

 

Um grande projeto de engenharia normalmente envolve diversas áreas de conhecimento dentro da engenharia. No projeto em questão podemos citar as áreas de processos químicos, de civil, de arranjo da planta e tubulação, elétrica, instrumentação, equipamentos mecânicos estáticos e rotativos, de condicionamento de ar, segurança, etc.

 

Para cada uma dessas áreas normalmente existe um responsável e que precisa ser bem comunicado. Como a aprovação dos documentos depende dele, ele precisa saber dos conceitos que foram utilizados para não reprovar a documentação. Isso ocorre normalmente quando o responsável percebe um erro no documento ou então não possui conhecimento suficiente sobre o documento para ter segurança de aprová-lo. A aprovação de um documento é um ponto crítico, pois qualquer erro de projeto por ter um impacto grande no futuro ou até de segurança durante a operação.

 

Fiscais do Contrato

 

Os fiscais do contrato, falando de quando a força de trabalho está em outra empresa, normalmente possuem atribuições mais voltadas ao micro gerenciamento. De qualquer maneira, como eles normalmente cuidam de segurança, meio- ambiente, gestão de recursos e custos, que são valores variáveis no tempo no contrato em questão, eles precisam sempre estar bem informados sobre o que estão aprovando.

 

Como o assunto financeiro é sempre delicado em um projeto, sempre que existem valores que podem ser pagos de forma variável no projeto (como viagens, estadias, traslados, etc.) há pessoas que fazem um controle mais fino em cima desses custos. Essas pessoas precisam ser comunicadas da forma mais clara possível, pois qualquer contrariedade que venha a surgir pode levantar dúvidas a respeito da idoneidade da empresa contratada.

 

Responsáveis por Arquivamento de Documentação

 

Assim como existe pessoas responsáveis técnicas pela documentação, existem pessoas que são responsáveis pela padronização do documento. Essas pessoas têm a atribuição de manter toda a documentação uniforme, além de manter cópias atualizadas e organizadas da documentação.