Seção: Tutoriais Operação

 

Gestão de Portfólio II: Introdução

 

O mercado de corporativo passa por um momento extremamente competitivo e dinâmico. A incerteza que cerca os projetos individualmente associada ao cenário de mercado, tem levado as organizações a gerenciar progressivamente seu portfólio, a fim de balancear os riscos em relação ao retorno dos investimentos e reduzir as incertezas como um todo.

 

Enquanto a gestão de projetos e de programas tradicionalmente está focada em “fazer corretamente o trabalho”, a gestão de portfólio está preocupada em “fazer o trabalho certo”. “Certo”, neste caso, significa fazer as escolhas certas, isto é, realizar o trabalho prioritário ou mais adequado ao momento da empresa.

 

A principal meta da gestão de portfólio é maximizar o valor do portfólio, por meio da análise dos projetos e programas candidatos à inclusão no portfólio e da exclusão oportuna de projetos que não atendam os objetivos estratégicos da organização.

 

Estabelecer a estratégia de valor para os projetos é mais arte do que ciência, dada a magnitude da crise econômica atual, a velocidade de informações e acontecimento e a competitividade de mercados, com poucos precedentes. Mas há uma certeza: as organizações, que possuem uma sistemática de gestão de portfólio implantada, estarão em vantagem.

 

Essencialmente, a prática de gestão de portfólio, visa evitar que:

  • Projetos sem prioridade estejam alocando recursos escassos;
  • Projetos sejam iniciados sem recursos disponíveis para tal;
  • Projetos ganhem prioridade puramente por razões políticas;
  • Novos projetos sejam adicionados sem foco e/ou objetivos definidos;
  • Seleção de projetos seja conduzida com base na emoção, trazendo como resultado; produtos novos ou resultados que não estão alinhados com a estratégia da empresa;
  • Desbalanceamento entre os projetos estratégicos e os considerados triviais;
  • Projetos em desenvolvimento fiquem sem controle.

 

Objetivo

 

Como síntese da proposta de pesquisa, este trabalho busca alcançar os seguintes objetivos:

  • Apresentar a importância estratégica da Gestão de Portfólio no contexto organizacional e a sua contribuição para o atingimento dos resultados;
  • Apresentar os benefícios alcançados com a implementação da Gestão de Portfólio;
  • Demonstrar os fundamentos da Gestão de Portfólio e os diferentes processos de alinhamento e monitoração dos projetos componentes de um portfólio, tendo como base o guia de padrões sobre gestão de portfólio do PMI (The Standard for Portfólio Management, 2008);
  • Critérios para decisão e identificação dos projetos e priorização no portfólio.

 

O presente trabalho visa também apresentar uma sugestão de aplicação de gestão de portfólio em empresas do ramo de telecomunicações.

 

Tutoriais

 

Este tutorial parte II apresenta a aplicabilidade dessa metodologia nas empresas no Brasil, a pesquisa realizada sobre as técnicas de gestão de portfólios, e o modelo sugerido para a implantação da gestão de portfólio em empresas de telecomunicações.