| Gestão de Portfólio II: Modelo para Empresas de Telecom |
Modelo de Implantação para Empresa de Telecom
Verifica-se que, devido o modelo de negócios em vigor hoje no Brasil, as empresas de Telecom estão direcionando seus investimentos principalmente para:
- Projetos de Expansão, visando rentabilidade;
- Projetos de Atualização Tecnológica, visando rentabilidade;
- Projetos para cumprimento de legislação/resolução da ANATEL;
- Projetos de manutenção do ambiente, visando continuidade operacional;
- Projetos com intento político, estrategicamente realizados;
- Projetos com intento turístico, estrategicamente realizados.
Em consonância com o que foi exposto na fundamentação teórica, segue a seguir uma proposta para utilização da gestão de portfólios em empresas de Telecom.
Este modelo baseia-se na análise do cenário nacional, e com isso, divide-se o processo de Gestão Portfólio em 6 (seis) etapas:
- Etapa 1: Plano estratégico;
- Etapa 2: Inventário;
- Etapa 3: Caracterização;
- Etapa 4: Avaliação e Aprovação;
- Etapa 5: Priorização;
- Etapa 6: Reavaliação do Portfólio.
Etapa de Plano Estratégico
O plano estratégico tem a função de estabelecer as diretrizes que serão utilizadas para os projetos do portfólio. No plano estratégico a organização determina e comunica os objetivos a serem alcançados pelo portfólio, de um modo geral.
Para exemplificar, vamos analisar o seguinte cenário:
Empresa do ramo de telecomunicações que atua nacionalmente na prestação de serviço de telefonia móvel e fixa. A diretriz para esta avaliação da empresa são as seguintes:
- Tornar-se líder no setor nas principais regiões do país;
- Manter os níveis atuais de qualidade de serviço;
- Manter os níveis atuais de indicadores de SSMA;
- Estar em conformidade com as normas previstas pela ANATEL.
Para este cenário, observa-se que a necessidade da empresa é acelerar projetos que propiciam rentabilidade e conformidade legal. Sendo assim, a configuração das variáveis do portfólio será feita de acordo com essas premissas.
Etapa de Inventário
Durante essa etapa os vários setores da empresa relacionam os projetos a serem apreciados e avaliados no portfólio. São informados dados básicos dos projetos, tais como:
- Nome do projeto;
- Objetivo:
- Lugar de implantação;
- Gerente do projeto;
- Estimativa de custo e prazo;
Etapa de Caracterização
Durante essa etapa os projetos são divididos em categorias e são preenchidos formulários de informações subjetivas detalhadas dos projetos.
Categorização
Os projetos são divididos em categorias a fim de poderem ser melhores comparados entre si:
- Categoria 01: Projetos com motivação principal no aumento de rentabilidade ou competitividade;
- Categoria 02: Projetos com motivação principal a redução de riscos, continuidade operacional ou atendimento legal;
- Categoria 03: Projetos cuja motivação seja conhecida apenas pelo nível estratégico da empresa;
Cada categoria possui um conjunto de Dimensões a serem avaliadas.
Dimensões: Compõem a base de comparação entre os projetos. Cada dimensão tem seus critérios. Em cada categoria as dimensões assumem pesos diferentes. Cada empresa determina suas categorias, dimensões, critérios e pesos de acordo com seu intento estratégico para o momento. Na tabela abaixo segue o peso que foi admitido para o exemplo (de acordo com a estratégia informada pela empresa).
Tabela 4: Dimensões e Critérios
| DIMENSÕES |
CRITÉRIOS |
PESO/CAT |
| 1 |
2 |
3 |
| Alinhamento Estratégico |
Grau de Alinhamento |
3 |
|
|
| Atratividade da Oportunidade |
Tamanho da Oportunidade |
3 |
1 |
2 |
| Taxa de Crescimento do Mercado |
| Resposta Esperada de Competidores |
| Sustentabilidade de Posicionamento Mercadológico |
| Aspectos Financeiros |
VPL |
|
|
|
| Investimento Total (R$) |
|
|
|
| VPL/Investimento |
|
|
|
| TIR: Taxa interna de retorno do Projeto |
|
|
|
| Payback (anos): Inserir o número de anos necessários para atingir o payback |
|
|
|
| Viabilidade Técnica |
Conhecimento |
2 |
3 |
1 |
| Dificuldade |
| Segurança Pessoal/Patrimonial |
Projeto reduz algum risco de segurança? |
1 |
3 |
1 |
| Qual o tempo da redução desse risco? |
| Compulsoriedade |
Existe Lei que obrigue a realização do projeto? |
3 |
|
|
| O projeto é politicamente necessário? |
Caracterização
Na caracterização são respondidas perguntas subjetivas e objetivas dos projetos com o intuito de realizar a comparação entre eles. Essa comparação ocorre com a pontuação das respostas informadas no formulário de caracterização.
Cada pergunta respondida na categorização corresponde a uma nota em um critério de cada dimensão avaliada.
Cada critério possui um conjunto de respostas possíveis (parâmetros). Cada parâmetro é pontuado. A soma dos pontos é utilizada na etapa de Avaliação e Aprovação do Portfólio.
Dimensão Alinhamento Estratégico
Verificar a aderência do projeto a estratégia corporativa da Empresa, considerando elementos como alinhamento às diretrizes estratégicas, desenvolvimento de competências, sinergias internas e externas, e impacto positivo geral.
Tabela 5: Alinhamento Estratégico
| CRITÉRIO |
PARÂMETROS |
PESO |
| Grau de Alinhamento |
Totalmente alinhado com a estratégia da empresa; |
1 |
| Até 80% do escopo do projeto em alinhamento com a estratégia da empresa; |
0,75 |
| Até 50% de alinhamento com a estratégia da empresa; |
0,50 |
| Menos de 50% de alinhamento com a estratégia da empresa. |
0,25 |
Dimensão Atratividade da Oportunidade
Esta dimensão tem por objetivo verificar a atratividade sob as perspectivas de tamanho e sustentabilidade da oportunidade. Ela é bastante aplicável a projetos de aumento de rentabilidade, produtividade / competitividade.
Tabela 6: Atratividade
| CRITÉRIO |
PARÂMETROS |
PESO |
Tamanho da Oportunidade:
Qual o ganho financeiro anual esperado com o projeto? (VPL/Investimento) |
Entre 1,1 e 1,5 |
1 |
| Entre 1,5 e 2,0 |
0,75 |
| Maior que 2,0 |
0,50 |
| Menor que 1,1 |
0,25 |
Taxa de Crescimento do Mercado:
Qual a taxa de crescimento do mercado (Exemplo: PIB do Brasil cresce em torno de 4% ao ano, em média)? A quantidade de telefones fixos e móveis cresceu em 5% de 2007 para 2008)? |
Até 4% a.a. |
0,25 |
| Entre 4% e 8% a.a. |
0,50 |
| Entre 8% e 12% a.a. |
0,75 |
| Maior que 12% a.a. |
1 |
Resposta Esperada de Competidores:
Como se espera que os competidores reajam à implantação do projeto pela Empresa? |
Agressiva; |
0,25 |
| Moderada; |
0,50 |
| Fraca; |
0,75 |
| Inexistente / Acomodação. |
1 |
Sustentabilidade de Posicionamento Mercadológico:
Caso o projeto crie um posicionamento diferenciado sob a perspectiva de mercado, qual o tempo esperado para que os competidores reduzam essa diferença? Por exemplo, a fidelização de clientes através de redução em preços de aparelho celular cria uma diferenciação por 1 ano. Por outro lado, a redução de preços nos contratos pode ser imediatamente copiada pelos competidores, e não gera diferenciação, nem mesmo no curto prazo. |
Não pode ser sustentada; |
0,25 |
| Sustentada de 1 a 2 anos; |
0,50 |
| Sustentada de 2 a 5 anos; |
0,75 |
| Sustentada por mais de 5 anos. |
1 |
Dimensão Aspectos Financeiros
Nesta dimensão os valores são analisados diretamente, sem necessidade de ponderação.
Tabela 7: Aspectos Financeiros
| PARÂMETROS |
VALORES |
| VPL |
|
| Investimento Total (R$) |
|
| VPL/Investimento |
|
| TIR: Taxa interna de retorno do Projeto |
|
| Payback (anos): Inserir o número de anos necessários para atingir o payback |
|
Dimensão Viabilidade Técnica
Avaliar a viabilidade técnica de execução, em especial a identificação da solução técnica, e sua implementação (inclui a gestão de materiais e suprimento).
Tabela 8: Viabilidade Técnica
| CRITÉRIO |
PARÂMETROS |
PESO |
| Conhecimento: Sabemos como identificar e desenhar a solução (ou rota) técnica do projeto? |
Certeza de solução com evidências de sucesso; |
1 |
| Evidências da solução (solução existente, porém com baixa maturidade); |
0,66 |
| Indícios de solução (solução inovadora, sem conhecimento internacional). |
0,33 |
| Dificuldade: Sabemos quais são as mudanças necessárias na execução do projeto, e seu grau de dificuldade? |
Grande dificuldade (física ou conceitual) de implementação; |
0,33 |
| Pequena dificuldade; |
0,66 |
| Sem dificuldade. |
1 |
Dimensão Segurança Pessoal/Patrimonial
Avaliar o nível de redução de risco ao qual as pessoas ou ativos da empresa estão submetidos com a execução do projeto.
Tabela 9: Segurança
| CRITÉRIO |
PARÂMETROS |
PESO |
Projeto reduz algum risco pessoal/Patrimonial:
Temos conhecimento de como comercializar o produto / solução proveniente do projeto? |
Apenas pessoal; |
0,25 |
| Apenas patrimonial; |
0,25 |
| Pessoal e patrimonial |
1 |
| Não reduz riscos. |
0 |
Por quanto tempo essa redução pode ser mantida?
Depois de implantado o projeto, por quanto tempo ainda serão mantidos os benefícios produzidos por ele, nesse contexto. |
Menos de 6 meses |
0,25 |
| Até 1 ano |
0,50 |
| Até 2 anos |
0,75 |
| Acima de 2 anos |
1 |
Dimensão Compulsoriedade
Define-se como compulsórios todos os projetos que devem ser realizados por alguma obrigação, seja esta legal ou política.
Tabela 10: Compulsoriedade
| CRITÉRIO |
PARÂMETROS |
PESO |
| Existe Lei que obrigue a realização do projeto? |
Sim |
1 |
| Não |
0,5 |
| O projeto é politicamente necessário? |
Sim |
1 |
| Não |
0,5 |
Etapa de Avaliação
Com todos os projetos caracterizados, é verificada a disponibilidade orçamentária e os requisitos técnicos de todos os componentes do portfólio. Verifica-se o posicionamento do projeto no gráfico específico e define-se qual será o mix de projetos a serem executados no exercício. Para essa avaliação são utilizados gráficos de três dimensões, conforme abaixo:

Figura 3: Avaliação Categoria 2
Onde: eixo X: Compulsoriedade; eixo Y: Viabilidade Técnica; Tamanho da bola: custo do projeto.
Etapa de Priorização
Definidos os projetos a serem executados, é feita a priorização de acordo com o peso do parâmetro a ser escolhido.
Neste exemplo o parâmetro de maior peso é o VPL/Investimento para a categoria 1:

Figura 4: Avaliação Categoria 1
Observa-se claramente que os projetos a serem realizados com prioridade são os do 1º quadrante, depois os do 2º quadrante, 3º quadrante e por último os do 4º quadrante. Verifica-se também que num mesmo quadrante, pode ser escolhido o projeto de menor custo e maior alinhamento estratégico.
Etapa de Acompanhamento
Revisão Trimestral do Portfólio
Trimestralmente é analisado o fluxo de caixa positivo e negativo do Portfólio, com reavaliação da priorização dos Empreendimentos das categorias 1, 2 e 3, em relação à situação atualizada de preços e margens, objetivando:
- Incluir novos Empreendimentos de alta atratividade não previstos originalmente;
- Acelerar Empreendimentos com aumento de atratividade;
- Postergar Empreendimentos com queda de atratividade;
- Cancelar Empreendimentos com queda de atratividade e retorno abaixo do custo médio ponderado de capital;
Os passos para reavaliação e validação trimestral do portfólio, são:
- Reavaliar cronogramas físicos e financeiros dos projetos em andamento;
- Avaliar a necessidade de inclusão de novos projetos;
- Revisar os planejamentos físicos e financeiros quando necessário;
- Revisar o EVTE dos investimentos que tiveram alterações das premissas de rentabilidade (margem);
- Revisar os parâmetros de priorização dos Empreendimentos com alterações de planejamento (custo e/ou prazo);
- Estabelecer os parâmetros de priorização dos Empreendimentos incluídos;
- Reeditar os gráficos de segmentação da priorização dos Empreendimentos, por categoria;
- Reavaliar todo o portfólio com a nova priorização.
|