Seção: Tutoriais Operação

 

Gestão de Portfólio II: Modelo para Empresas de Telecom

 

Modelo de Implantação para Empresa de Telecom

 

Verifica-se que, devido o modelo de negócios em vigor hoje no Brasil, as empresas de Telecom estão direcionando seus investimentos principalmente para:

  • Projetos de Expansão, visando rentabilidade;
  • Projetos de Atualização Tecnológica, visando rentabilidade;
  • Projetos para cumprimento de legislação/resolução da ANATEL;
  • Projetos de manutenção do ambiente, visando continuidade operacional;
  • Projetos com intento político, estrategicamente realizados;
  • Projetos com intento turístico, estrategicamente realizados.

 

Em consonância com o que foi exposto na fundamentação teórica, segue a seguir uma proposta para utilização da gestão de portfólios em empresas de Telecom.

 

Este modelo baseia-se na análise do cenário nacional, e com isso, divide-se o processo de Gestão Portfólio em 6 (seis) etapas:

  • Etapa 1: Plano estratégico;
  • Etapa 2: Inventário;
  • Etapa 3: Caracterização;
  • Etapa 4: Avaliação e Aprovação;
  • Etapa 5: Priorização;
  • Etapa 6: Reavaliação do Portfólio.

 

Etapa de Plano Estratégico

 

O plano estratégico tem a função de estabelecer as diretrizes que serão utilizadas para os projetos do portfólio. No plano estratégico a organização determina e comunica os objetivos a serem alcançados pelo portfólio, de um modo geral.

 

Para exemplificar, vamos analisar o seguinte cenário:

 

Empresa do ramo de telecomunicações que atua nacionalmente na prestação de serviço de telefonia móvel e fixa. A diretriz para esta avaliação da empresa são as seguintes:

  • Tornar-se líder no setor nas principais regiões do país;
  • Manter os níveis atuais de qualidade de serviço;
  • Manter os níveis atuais de indicadores de SSMA;
  • Estar em conformidade com as normas previstas pela ANATEL.

 

Para este cenário, observa-se que a necessidade da empresa é acelerar projetos que propiciam rentabilidade e conformidade legal. Sendo assim, a configuração das variáveis do portfólio será feita de acordo com essas premissas.

 

Etapa de Inventário

 

Durante essa etapa os vários setores da empresa relacionam os projetos a serem apreciados e avaliados no portfólio. São informados dados básicos dos projetos, tais como:

  • Nome do projeto;
  • Objetivo:
  • Lugar de implantação;
  • Gerente do projeto;
  • Estimativa de custo e prazo;

 

Etapa de Caracterização

 

Durante essa etapa os projetos são divididos em categorias e são preenchidos formulários de informações subjetivas detalhadas dos projetos.

 

Categorização

 

Os projetos são divididos em categorias a fim de poderem ser melhores comparados entre si:

  • Categoria 01: Projetos com motivação principal no aumento de rentabilidade ou competitividade;
  • Categoria 02: Projetos com motivação principal a redução de riscos, continuidade operacional ou atendimento legal;
  • Categoria 03: Projetos cuja motivação seja conhecida apenas pelo nível estratégico da empresa;

 

Cada categoria possui um conjunto de Dimensões a serem avaliadas.

 

Dimensões: Compõem a base de comparação entre os projetos. Cada dimensão tem seus critérios. Em cada categoria as dimensões assumem pesos diferentes. Cada empresa determina suas categorias, dimensões, critérios e pesos de acordo com seu intento estratégico para o momento. Na tabela abaixo segue o peso que foi admitido para o exemplo (de acordo com a estratégia informada pela empresa).

 

 

 

Tabela 4: Dimensões e Critérios

 

DIMENSÕES CRITÉRIOS PESO/CAT
1 2 3
Alinhamento Estratégico Grau de Alinhamento 3    
Atratividade da Oportunidade Tamanho da Oportunidade 3 1 2
Taxa de Crescimento do Mercado
Resposta Esperada de Competidores
Sustentabilidade de Posicionamento Mercadológico
Aspectos Financeiros VPL      
Investimento Total (R$)      
VPL/Investimento      
TIR: Taxa interna de retorno do Projeto      
Payback (anos): Inserir o número de anos necessários para atingir o payback      
Viabilidade Técnica Conhecimento 2 3 1
Dificuldade
Segurança Pessoal/Patrimonial Projeto reduz algum risco de segurança? 1 3 1
Qual o tempo da redução desse risco?
Compulsoriedade Existe Lei que obrigue a realização do projeto? 3    
O projeto é politicamente necessário?

 

 

Caracterização

 

Na caracterização são respondidas perguntas subjetivas e objetivas dos projetos com o intuito de realizar a comparação entre eles. Essa comparação ocorre com a pontuação das respostas informadas no formulário de caracterização.

 

Cada pergunta respondida na categorização corresponde a uma nota em um critério de cada dimensão avaliada.

 

Cada critério possui um conjunto de respostas possíveis (parâmetros). Cada parâmetro é pontuado. A soma dos pontos é utilizada na etapa de Avaliação e Aprovação do Portfólio.

 

Dimensão Alinhamento Estratégico

 

Verificar a aderência do projeto a estratégia corporativa da Empresa, considerando elementos como alinhamento às diretrizes estratégicas, desenvolvimento de competências, sinergias internas e externas, e impacto positivo geral.

 

Tabela 5: Alinhamento Estratégico

 

CRITÉRIO PARÂMETROS PESO
Grau de Alinhamento Totalmente alinhado com a estratégia da empresa; 1
Até 80% do escopo do projeto em alinhamento com a estratégia da empresa; 0,75
Até 50% de alinhamento com a estratégia da empresa; 0,50
Menos de 50% de alinhamento com a estratégia da empresa. 0,25

 

 

Dimensão Atratividade da Oportunidade

 

Esta dimensão tem por objetivo verificar a atratividade sob as perspectivas de tamanho e sustentabilidade da oportunidade. Ela é bastante aplicável a projetos de aumento de rentabilidade, produtividade / competitividade.

 

Tabela 6: Atratividade

 

CRITÉRIO PARÂMETROS PESO

Tamanho da Oportunidade:

 

Qual o ganho financeiro anual esperado com o projeto? (VPL/Investimento)

Entre 1,1 e 1,5 1
Entre 1,5 e 2,0 0,75
Maior que 2,0 0,50
Menor que 1,1 0,25

Taxa de Crescimento do Mercado:

 

Qual a taxa de crescimento do mercado (Exemplo: PIB do Brasil cresce em torno de 4% ao ano, em média)? A quantidade de telefones fixos e móveis cresceu em 5% de 2007 para 2008)?

Até 4% a.a. 0,25
Entre 4% e 8% a.a. 0,50
Entre 8% e 12% a.a. 0,75
Maior que 12% a.a. 1

Resposta Esperada de Competidores:

 

Como se espera que os competidores reajam à implantação do projeto pela Empresa?

Agressiva; 0,25
Moderada; 0,50
Fraca; 0,75
Inexistente / Acomodação. 1

Sustentabilidade de Posicionamento Mercadológico:

 

Caso o projeto crie um posicionamento diferenciado sob a perspectiva de mercado, qual o tempo esperado para que os competidores reduzam essa diferença? Por exemplo, a fidelização de clientes através de redução em preços de aparelho celular cria uma diferenciação por 1 ano. Por outro lado, a redução de preços nos contratos pode ser imediatamente copiada pelos competidores, e não gera diferenciação, nem mesmo no curto prazo.

Não pode ser sustentada; 0,25
Sustentada de 1 a 2 anos; 0,50
Sustentada de 2 a 5 anos; 0,75
Sustentada por mais de 5 anos. 1

 

 

Dimensão Aspectos Financeiros

 

Nesta dimensão os valores são analisados diretamente, sem necessidade de ponderação.

 

Tabela 7: Aspectos Financeiros

PARÂMETROS VALORES
VPL  
Investimento Total (R$)  
VPL/Investimento  
TIR: Taxa interna de retorno do Projeto  
Payback (anos): Inserir o número de anos necessários para atingir o payback  

 

 

Dimensão Viabilidade Técnica

 

Avaliar a viabilidade técnica de execução, em especial a identificação da solução técnica, e sua implementação (inclui a gestão de materiais e suprimento).

 

Tabela 8: Viabilidade Técnica

CRITÉRIO PARÂMETROS PESO
Conhecimento: Sabemos como identificar e desenhar a solução (ou rota) técnica do projeto? Certeza de solução com evidências de sucesso; 1
Evidências da solução (solução existente, porém com baixa maturidade); 0,66
Indícios de solução (solução inovadora, sem conhecimento internacional). 0,33
Dificuldade: Sabemos quais são as mudanças necessárias na execução do projeto, e seu grau de dificuldade? Grande dificuldade (física ou conceitual) de implementação; 0,33
Pequena dificuldade; 0,66
Sem dificuldade. 1

 

 

Dimensão Segurança Pessoal/Patrimonial

 

Avaliar o nível de redução de risco ao qual as pessoas ou ativos da empresa estão submetidos com a execução do projeto.

 

Tabela 9: Segurança

CRITÉRIO PARÂMETROS PESO

Projeto reduz algum risco pessoal/Patrimonial:

 

Temos conhecimento de como comercializar o produto / solução proveniente do projeto?

Apenas pessoal; 0,25
Apenas patrimonial; 0,25
Pessoal e patrimonial 1
Não reduz riscos. 0

Por quanto tempo essa redução pode ser mantida?

 

Depois de implantado o projeto, por quanto tempo ainda serão mantidos os benefícios produzidos por ele, nesse contexto.

Menos de 6 meses 0,25
Até 1 ano 0,50
Até 2 anos 0,75
Acima de 2 anos 1

 

 

Dimensão Compulsoriedade

 

Define-se como compulsórios todos os projetos que devem ser realizados por alguma obrigação, seja esta legal ou política.

 

Tabela 10: Compulsoriedade

CRITÉRIO PARÂMETROS PESO
Existe Lei que obrigue a realização do projeto? Sim 1
Não 0,5
O projeto é politicamente necessário? Sim 1
Não 0,5

 

 

Etapa de Avaliação

 

Com todos os projetos caracterizados, é verificada a disponibilidade orçamentária e os requisitos técnicos de todos os componentes do portfólio. Verifica-se o posicionamento do projeto no gráfico específico e define-se qual será o mix de projetos a serem executados no exercício. Para essa avaliação são utilizados gráficos de três dimensões, conforme abaixo:

 

Figura 3: Avaliação Categoria 2

 

Onde: eixo X: Compulsoriedade; eixo Y: Viabilidade Técnica; Tamanho da bola: custo do projeto.

 

Etapa de Priorização

 

Definidos os projetos a serem executados, é feita a priorização de acordo com o peso do parâmetro a ser escolhido.

 

Neste exemplo o parâmetro de maior peso é o VPL/Investimento para a categoria 1:

 

Figura 4: Avaliação Categoria 1

 

Observa-se claramente que os projetos a serem realizados com prioridade são os do 1º quadrante, depois os do 2º quadrante, 3º quadrante e por último os do 4º quadrante. Verifica-se também que num mesmo quadrante, pode ser escolhido o projeto de menor custo e maior alinhamento estratégico.

 

Etapa de Acompanhamento

 

Revisão Trimestral do Portfólio

 

Trimestralmente é analisado o fluxo de caixa positivo e negativo do Portfólio, com reavaliação da priorização dos Empreendimentos das categorias 1, 2 e 3, em relação à situação atualizada de preços e margens, objetivando:

  • Incluir novos Empreendimentos de alta atratividade não previstos originalmente;
  • Acelerar Empreendimentos com aumento de atratividade;
  • Postergar Empreendimentos com queda de atratividade;
  • Cancelar Empreendimentos com queda de atratividade e retorno abaixo do custo médio ponderado de capital;

 

Os passos para reavaliação e validação trimestral do portfólio, são:

    • Reavaliar cronogramas físicos e financeiros dos projetos em andamento;
    • Avaliar a necessidade de inclusão de novos projetos;
    • Revisar os planejamentos físicos e financeiros quando necessário;
    • Revisar o EVTE dos investimentos que tiveram alterações das premissas de rentabilidade (margem);
    • Revisar os parâmetros de priorização dos Empreendimentos com alterações de planejamento (custo e/ou prazo);
    • Estabelecer os parâmetros de priorização dos Empreendimentos incluídos;
    • Reeditar os gráficos de segmentação da priorização dos Empreendimentos, por categoria;
    • Reavaliar todo o portfólio com a nova priorização.