Seção: Tutoriais Operação

 

Gestão de Portfólio II: Metodologia da Pesquisa

 

 

Metodologia de Pesquisa

 

Para execução desse trabalho foi realizada pesquisa bibliográfica e de campo.

 

O levantamento bibliográfico para fundamentação teórica foi realizado utilizando estudos e artigos pertinentes ao tema e ao padrão do PMI – The Standard for Portfolio Management. A pesquisa foi importante para aprofundar os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso de Engenharia de Telecomunicações e poder valorar o trabalho do engenheiro nesse processo de decisão de melhores projetos como gestor de empresa e gerente de projetos.

 

A pesquisa de campo, apresentada abaixo, foi feita através de entrevistas com engenheiros da área, sobretudo voltados para o gerenciamento e execução de projetos de telecomunicações (telefonia fixa, telefonia móvel e redes de computadores). O objetivo dessa entrevista foi validar os principais fatores motivadores das empresas na execução de projetos (acima no trabalho transcritos na forma de dimensões e critérios).

 

Tabela 11: Pesquisa realizada

Dados do Entrevistado
Cargo:
  Ex. Engenheiro; Técnico; Analista.
Formação:
   
Área de Atuação na empresa:
   
Tempo de empresa em anos:
   
Grau de influência na decisão de execução de projetos:
   
     
Dados da Empresa
   
Área de Atuação:
  Ex. Telefonia móvel, Telefonia Fixa, Redes de computadores, Ensino

Número de funcionáos:

(escolher na lista)

  Clicar e escolher na lista
Porte de atuação:
  Clicar e escolher na lista
     
Motivação do Projeto
Cornentârio

Grau de importância

(escolher na lista)

Requisito Legal
Projetos que devem ser executados para conformidade de alguma demanda de legislação (ex. ANATEL).  
Aumento de Rentabilidade
Projetos que visam o aumento direto de receita a empresa.  
Atualização Tecnologica
Projetos que visam simplesmente a atualizalção tencologica.  
Segurança Patrimonial / Pessoal
Projetos que visam melhorara segurança patrimonial ou pessoal (riscos de instalaçoes, operacionais, etc.).  
Estratégica
Projetos que visam “demarcar” territoório para um investimento maior no futuro.  
Outros (citar)