Seção: Tutoriais Operação
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O que é um Projeto?
Para autores como Tom Peters, "os projetos, e não as tarefas repetitivas, são atualmente a base para a superioridade nos negócios”. Na literatura encontra-se uma série de definições de projetos, todas visando um entendimento comum nas organizações que trabalham com esse tipo de empreendimento. Portanto, duas definições em destaque:
Em ambas as definições estão presentes a idéia dos projetos proverem um produto único. Na segunda, aparece a idéia dos projetos como sendo um conjunto de atividades restrita dentro de um prazo, custo e escopo. O que enseja nessas definições é que tanto melhor será o resultado de um projeto quanto mais se der a devida importância na observação e equilíbrio dos elementos restritivos de um projeto.
É muito comum nas organizações a presença de projetos sem pontos de início claramente definidos, que acabam consumindo recursos humanos alocados sem a definição clara do escopo das atividades; sem a precisão de quais serão os produtos do projeto. Mas merece destacar que a cada dia que passa cresce o grau de atenção nas organizações quanto aos cuidados na definição seus projetos, muito em razão pela busca de formação de competências profissionais em gerenciamento de projetos.
Nos últimos anos, o segmento de telecom no Brasil presenciou um crescimento espetacular, com o surgimento de novos players ou expansão de outras organizações já existentes, por intermédio de programas de investimento – execução de um verdadeiro universo de projetos.
Muitos profissionais estiveram diante do desafio de comandar essa expansão, tendo sob sua responsabilidade montantes significativos de recursos a serem gerenciados para o atendimento do escopo. Além disso, e principalmente, tendo o componente prazo como maior desafio. Chegar primeiro é, em muitos casos, uma questão de sobrevivência para as organizações.
Exemplos de projetos em telecom foram as novas operadoras de celular da Banda B, que tiveram que implantar a sua rede em pequeno espaço de tempo, para atender não apenas aos seus planos de negócios das organizações, mas aos compromissos da concessão pública da Anatel. Presenciamos implantações de operadoras que levaram apenas 6 meses desde o momento do ato da concessão até o lançamento para operação comercial.
Outros exemplos, foram empresas de operação de circuitos dedicados digitais, na implantação de redes de Fibra Óptica. O mercado naquele momento da década de 90 buscava ofertas de serviços com preços mais competitivos do que os praticados. Empresas implantaram redes para atender a longa distância em prazos que chegaram a três meses.
O que é Gerenciamento de Projeto?
Joseph M. Duran disse que um projeto é um problema escalonado no tempo para ser resolvido. Podemos entender que os projetos são conduzidos para resolverem os problemas, os desafios, das organizações. Daí remete-se a questão de como melhor conduzir um projeto para o seu sucesso, ou seja, como gerenciar um projeto.
De acordo com o PMBoK do PMI – Project Management Institute, “gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades de um projeto, visando atender ou exceder as necessidades e expectativas dos envolvidos neste projeto”.
As pessoas gerenciam projetos considerando basicamente três disciplinas, tal como representado na figura a seguir. Cada disciplina é o universo de conhecimentos que se tem sobre cada área do conhecimento de gestão. Se o domínio de cada disciplina for representado por um círculo, o gerenciamento de um projeto específico toma uma parte de cada uma delas.
Essa base do conhecimento deve estar orientada ao gerenciamento de pessoas, processos (ferramentas) e sistemas.
Um bom gerenciamento não significa apenas: controlar cronograma; ter processos bem definidos; ter bons titulares para cada posição na equipe de projeto, nem a soma de todos esses recursos, mas sim a capacidade de se obter o melhor resultado de cada um desses recursos.
Nossa experiência demonstra, no entanto, que desses recursos, o mais importante, são as pessoas, é o time de trabalho.
O time de gestão do projeto traz consigo seu universo de conhecimentos, aplicados ao gerenciamento de recursos (pessoas, processos e sistemas), contudo tendo como elementos restritivos de um projeto, como diz a definição de gestão do PMI:
James P. Lewis, diz que existem dois tipos de requisitos de performance, também conhecidos por especificação:
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