Seção: Tutoriais Operação

 

Gerenciamento de Projetos: Ciclo de Projeto de Implantação de Telecom

 

Até aqui foi abordado o tema sob a ótica de conceitos modernos de gestão de projetos. No que se segue daremos uma abordagem prática baseada, portanto, na observação de experiências de colegas e na nossa própria experiência de gestor de projetos no segmento de telecom.

 

Também é bom salientar que a abordagem que nos ativemos diz respeito à gestão de projetos de implantação de infra-estrutura de sistemas de telecom (ex.: redes e sites), diferentemente de outros tipos de projeto, como o desenvolvimento de equipamentos/sistemas.

 

Existe uma gama enorme de divisão de trabalhos num projeto de implantação, envolvendo o cliente final e seus fornecedores e sub-fornecedores. O cliente final pode ter em sua organização interna uma equipe de gerenciamento do projeto, ou então passar para um fornecedor externo esta atividade (outsourcing). Este, por conseguinte, pode optar por buscar expertises externos para cuidar da gestão da implantação, ficando apenas com a parte de seu núcleo de competências (core competence).

 

Comecemos pela identificação típica do ciclo de projetos de telecom, que é comumente dividido nas seguintes etapas, ou fases:

  • Seleção dos Fornecedores (Especificação e RFP, Proposta Técnica e Comercial);
  • Planejamento Geral;
  • Execução;
  • Fechamento do Projeto.

Cada etapa ou fase do projeto contempla um conjunto de processos de trabalho, ou seja: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, e encerramento. A figura 1 representa o nível de interação entre esses processos ao longo de cada etapa do projeto. Como a figura sugere, na vida prática dos projetos os processos de gerenciamento não estão exatamente estanques no tempo; havendo uma sobreposição.

 

Figura 1: Interação de grupo de processos de um projeto.
Fonte: PMBok – 2004.

 

Por exemplo, é muito comum o processo de execução já se ter dado início e a equipe de projeto estar à espera de definições para alguns requisitos técnicos de especificação que terão influência no processo de planejamento, que teve início bem anteriormente. O papel da gestão do projeto é equacionar essas situações de forma que o projeto mantenha-se dentro do ciclo planejado.

 

Seleção de Fornecedores

 

Esta etapa inicia pela especificação, onde o cliente trabalha na definição daquilo que deseja receber como produto do projeto (os requisitos funcionais e técnicos do projeto). O resultado é apresentado num documento chamado de RFP (Request For Proposal), que serve de orientação para que ele possa ir ao mercado na busca de alternativas de fornecedores.

 

Além de requisitos funcionais e técnicos, a RFP apresenta normalmente alguns parâmetros comerciais que orientam os proponentes na elaboração de suas propostas técnica e comercial (o conhecido balanço entre custo e benefício).

 

A Proposta Técnica e Comercial é a resposta do mercado dos fornecedores. Estas etapas, a depender do volume do negócio, podem durar de semanas a meses, desde a pré-seleção de candidatos a uma short-list, até a negociação final com a organização (ou organizações) selecionada a ser contratada. O resultado, ou produto, é a assinatura de um contrato de trabalho.