Seção: Tutoriais Operação
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Terminada a primeira rodada de planejamento do projeto, com a emissão da versão inicial do Plano de Execução do Projeto, é hora de dar início à etapa de execução do projeto. Podemos ressaltar o seguinte conjunto de tarefas envolvidas no início dos trabalhos de execução:
Considerado que as coordenações técnicas do projeto, definidas pelo OBS, estejam com pessoal capacitado devidamente alocados, cabe ressaltar a importância da sinergia entre as áreas e estas com outras entidades externas ao projeto.
Destaque quanto à importância da comunicação do projeto e, em especial na figura do gerente do projeto. Experiências demonstram que num ambiente de projetos o gestor despender algo como 90% de seu tempo em atividades de comunicação, pela participação em reuniões, análise e emissão de relatórios gerenciais.
Medição e Controle do Progresso do Projeto
A pauta da reunião semanal deve avaliar:
O resultado da avaliação do progresso do projeto deve determinar a necessidade ou não de ações corretivas ao planejamento das atividades. A falta de correções dos rumos do projeto pode por em risco o atendimento dos objetivos e metas estabelecidos para o projeto. A previsão de não atendimento dos prazos por parte de um determinado prestador de serviço, pode determinar a necessidade de troca desse fornecedor.
A razão pode ser o aumento de custos de um determinado item do projeto, que possa por em risco o resultado financeiro. É muito comum verificar a mudança de escopo que gera impacto significante no projeto. A equipe de gestores deve ter a habilidade de fazer as devidas correções de forma que não haja prejuízos no resultado final do projeto.
Encerramento do Projeto
Na Etapa de Encerramento do projeto o cliente faz o aceite do projeto. Uma etapa que poucas pessoas gostam de passar mas de suma importância, pois é onde normalmente se faz a verificação real daquilo que se pretendia na Etapa de Concepção, versus os produtos físicos e realmente entregues. O bom fechamento desta etapa é que gera uma boa imagem do projeto, a base de decisão futura do cliente para realizar ou não novos contratos com aquela contratada.
É comum esta etapa começar pelo que se chama de Aceite Inicial do Projeto e só terminar com a emissão pelo cliente do Aceite Final do Projeto, isto é apenas quando todas as pendências estiverem resolvidas (é comum que o tempo entre estes eventos durem mais que a soma de todas as etapas anteriores).
A documentação final dos produtos do projeto de implantação é um componente importantíssimo para a operação por parte do cliente. Os chamados documentos “As-Built” (como construído) devem ser elaborados da forma mais completa possível algo que vai deixar a equipe de operação e manutenção do cliente extremamente agradecida.
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