Seção: Tutoriais Telefonia Celular

 

Recurso Rádio em GSM/GPRS: Introdução

 

Um sistema de comunicação digital móvel tem como principal objetivo permitir a mobilidade entre as partes durante uma comunicação através de uma rede complexa constituída de elementos tais como a ERB (Estação Rádio Base) ou BS (“Base Station”), BSC (Base Station Controller), MSC (Mobile Switching), etc.

 

Neste trabalho, enfoca-se o problema da alocação de canais no sistema celular GSM/GPRS [KASOPOVIC, BAJRIC; 2005], onde a transmissão de voz é feita por comutação de circuitos e a transmissão de dados por comutação de pacotes.

 

Cada portadora de rádio é dividida em 8 intervalos de tempo denominados TS (do inglês “time-slot”). Assim, cada portadora tem a capacidade de 8 canais, os quais podem ser alocados para transmissão de voz ou pacotes de dados.

 

Dependendo da estratégia adotada de alocação de canais, pode-se obter uma maior ou menor vazão de dados no sistema para uma determinada taxa de bloqueio de voz.

 

Assim, mais especificamente, alternativas de alocação do recurso rádio canal no sistema GSM/GPRS são analisadas e simuladas de forma a obter resultados que permitam uma utilização ótima do mesmo, isto é, a maior vazão possível de dados e menor taxa de bloqueio de chamadas de voz.