Seção: Teleco español

 

Estudo e Aplicações do Padrão IEEE 802.22 – II

 

Os atuais padrões de transmissão sem fio terrestres não alcançam grandes distâncias, e as regiões afastadas carecem de infraestrutura adequada para implantação de acesso banda larga à Internet. Como solução deste problema, o IEEE iniciou um trabalho no primeiro padrão de transmissão sem fio que utiliza o conceito de rádios cognitivos. Os rádios cognitivos possuem consciência do ambiente em que operam através de medições constantes do espectro para alocação dinâmica de canais. 

 

O padrão, chamado de IEEE 802.22, tem como objetivo compartilhar canais de TV nas faixas de VHF e UHF, podendo formar células de até 100 km de raio. Ele se baseia na escassez que existe de transmissores de TV em regiões distantes, onde vários canais encontram-se disponíveis. Com o padrão IEE 802.22, será possível fornecer acesso banda larga nestas regiões, além de serviços como telefonia sem fio. O uso de rádios cognitivos pelo padrão irá auxiliar no desenvolvimento de sistemas futuros que utilizam a mesma tecnologia, além de complementar os atuais serviços de transmissão sem fio. 

 

Esta série de tutoriais tem por objetivo apresentar o padrão 802.22 do IEEE a partir da necessidade de mais estudos a respeito desta tecnologia, e como ela poderá impactar nos atuais sistemas. Como o espectro pretendido para uso é alocado para emissoras que detém o direito de seu uso, podem surgir questões legislativas, que fogem ao escopo deste trabalho. No entanto, torna-se necessário entender como será possível utilizar estes canais, sem gerar interferências indesejáveis nos mesmos. Além disso, o estudo de rádios cognitivos pode ajudar a alavancar seu uso em outros sistemas. 

 

Os tutoriais foram preparados a partir da dissertação “Estudo e Aplicações do Padrão IEEE 802.22”, elaborada pelo autor, e apresentada ao Instituto Nacional de Telecomunicações, como parte dos requisitos para obtenção do Título de Especialista em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações. Foi orientador do trabalho o Prof. Dr. Luciano Leonel Mendes. 

 

Este tutorial parte II dará continuidade ao aprofundamento do padrão IEEE 802.22, detalhando tanto a forma pela qual a camada de enlace opera de forma a evitar causar interferências nos serviços primários, como também o compartilhamento de espectro por redes IEEE 802.22 mútuas. A seguir apresentará as possíveis aplicações para o padrão IEEE 802.22 e os impactos que podem ocorrer nos atuais serviços de telecomunicações sem fio. Por fim, apresentará a conclusão deste estudo. 

 

 

Engenheiro de Telecomunicações pela Universidade Católica de Petrópolis – UCP, e Especialista em Redes e Sistemas de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel. Está cursando Especialização em Comunicações Móveis na Universidade Federal Fluminense – UFF. 

 

Atuou na COMTEX e em parceria com a IONODES, no Canadá, como Especialista de P&D – Hardware, no desenvolvimento e suporte de dispositivos de vídeo IP (codificadores H.264, câmeras, entre outros). 

 

Atualmente trabalha como Engenheiro na Oi, após ser aprovado no programa de Trainee Expert 2010, na área de Tecnologia e Integração. 

 

 

Email: marce.vogel@gmail.com

 

Categoria: Redes de Dados Wireless
Nível: Introdutório Enfoque: Técnico
Duração: 15 minutos Publicado em: 08/04/2019