Seção: Tutoriais

 

Inovação e Colaboração: Design Thinking Aplicado a Empresas de Telecom

 

Esta série de tutoriais apresenta um estudo cuja proposta é discutir como ocorre a inovação e a colaboração através do processo de design thinking em uma empresa de telecomunicações no Brasil. 

 

Este estudo é uma investigação de finalidade aplicada e utiliza o método qualitativo de abordagem. Tem por tipo de pesquisa o estudo de caso único através de questionários e observação-direta para a coleta dos dados analisados, e busca confrontar a teoria com as hipóteses levantadas e práticas identificadas neste caso específico, para avaliar sua aderência, chegando a conclusões fundamentadas. 

 

Na pesquisa realizada foi possível verificar que a empresa foco da análise utiliza o design thinking em suas atividades, entretanto limitada a um grupo específico responsável por liderar as inovações, e que, portanto, possui oportunidades de melhoria, ampliando esta prática para toda a empresa, além de retirar barreiras existentes que enviesam a busca por soluções de curto prazo, as limitando em inovações incrementais. 

 

Esta série de tutoriais foi preparada a partir do artigo “Estudo de caso sobre a utilização do design thinking em uma empresa de telecomunicações”, elaborado pelo autor baseado em sua Dissertação apresentada à Banca Examinadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo como exigência parcial para a obtenção do título de Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital. Foi orientador da Dissertação o Prof. Dr. Cláudio Fernando André. 

 

Este tutorial parte I apresenta inicialmente a fundamentação teórica deste estudo, com foco nos conceitos de Inovação, Colaboração, do Design Thinking propriamente dito, e do histórico das Telecomunicações. A seguir trata da Metodologia para a realização do estudo de caso do Design Thinking aplicado a uma empresa de telecom. 

 

 

 

Engenheiro Eletricista com ênfase em Telecomunicações pela FEI (2005), é especialista em Redes e Sistemas de Telecomunicações pelo INATEL (2007), fez Executive MBA em Gestão Empresarial e Inovação pela BI International (2014) com módulos internacionais de Inovação na Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA - 2013) e de Empreendedorismo no Babson College em Boston (EUA - 2013), e é Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP (2017). 

 

Possui mais de 15 anos de experiência no setor de Telecomunicações, sendo destes tendo atuado como Engenheiro de Redes por mais de 10 anos, e atualmente atua como Gerente de Marketing e Desenvolvimento de Produtos e Serviços Digitais e de Inovação para o segmento B2B. 

 

 

Email: vfunicelli@yahoo.com.br

 

Categoria: Operação e Gestão
Nível: Introdutório Enfoque: Negócios
Duração: 20 minutos Publicado em: 03/11/2019