Seção: Quem Somos

 

Inovação e Colaboração II: Atividades em Campo e Análise dos Dados

 

Aplicação dos Questionários

 

O pesquisador fez contato individual com cada um dos 10 (dez) sujeitos de pesquisa participantes, explanando sobre o escopo da investigação, importância da participação deles neste processo e os convidando a fazerem parte. Os convites foram aceitos de imediato, quando então foram agendadas as entrevistas em acordo às suas disponibilidades para a aplicação dos questionários ou enviado para auto aplicação, conforme detalhes na tabela 3.

 

Tabela 2: Organização da aplicação dos questionários

Sujeito de Pesquisa

Grupo

Tipo

Data

Hora

Duração

Local

ST1

Teste

Auto aplicação

Enviado em 24/04/2017

 

Recebido em 25/04/2017

ST2

Teste

Entrevista

27/04/2017

21:29

1h04’32”

Cafeteria

SP1

1

Entrevista

02/05/2017

15:21

27’11”

Empresa

SP2

1

Entrevista

03/05/2017

18:03

1h14’16”

Empresa

SP3

1

Entrevista

05/05/2017

15:45

1h03’36”

Empresa

SP4

1

Entrevista

09/05/2017

18:19

33’47”

Empresa

SP5

2

Auto aplicação

E-mail enviado em 10/05/2017

 

E-mail recebido em 25/05/2017

SP6

1

Entrevista

18/05/2017

19:16

1h01’07”

Empresa

SP7

2

Entrevista

10/09/2018

12:19

46’32”

Empresa

SP8

2

Entrevista

14/09/2019

10:03

50’54”

Software de comunicação

Fonte: elaborado pelo autor

 

As duas primeiras aplicações do Grupo de Teste foram utilizadas como planejado para a avaliação do Questionário e da Carta de Apresentação, sendo que suas respostas aos questionamentos não foram consideradas para o conteúdo final da análise, que é apresentada nos próximos subcapítulos.

 

Coleta dos Dados

 

Os dados coletados durante as entrevistas são as respostas dadas pelos sujeitos e registradas nos próprios questionários individuais. Adicionalmente também foram gravados os áudios das entrevistas, para que pudessem ser transcritos posteriormente como comentários e, registrados nos respectivos questionários, de acordo com o que foi dito durante a resposta a cada pergunta realizada.

 

Para as situações de auto aplicação, o próprio sujeito respondeu seu questionário e acrescentou os comentários que julgou necessários diretamente no formulário.

 

Para complementar, foram coletados alguns documentos (D) disponibilizados pela empresa foco deste estudo de caso, como apresentado na tabela 4:

 

Tabela 3: Relação de documentos coletados

Identificação do documento

Título

Data de elaboração

Data de disponibilização

Meio de acesso

D1

Book do Processo de Implementação de Produtos e Serviços – P&S Versão 8

Abril 2015

18/08/2016

Download da Intranet da Empresa

D2

Processo de implementação de P&S

Agosto 2013

18/08/2016

Download da Intranet da Empresa

D3

Processo Não P&S

Agosto 2015

18/08/2016

E-mail

D4

Dossiê P&S

13/04/2015

18/11/2016

E-mail

D5

Nossa empresa

Não informado

19/03/2018

Download da Intranet da Empresa

D6

X* em dados.

Fevereiro 2018

19/03/2018

Download da Intranet da Empresa

D7

Inovação

Não informado

19/03/2018

Download da Intranet da Empresa

Fonte: elaborado pelo autor (*omitido nome da empresa)

 

Outro meio que serviu de fonte complementar de coleta de dados utilizado pelo pesquisador, foi a participação em determinadas reuniões (R) dentro da empresa foco do caso estudado, nas quais alguns temas relevantes foram discutidos. Com isso observações também puderam ser feitas, além de registradas por meio de anotações diretas do pesquisador e de acesso às atas emitidas, como descrito na tabela 5:

 

Tabela 4: Relação das reuniões participadas

Identificação da reunião

Tema

Data

Hora

Duração

Tipo participação

Registro dos dados

R1

Brainstorming Processo Design Escopo Novos Produtos

21/06/2016

14:00

1h

Presencial

Recebido anotações por e-mail

R2

Novo Escopo Produto X*

31/08/2016

09:00

1h

Presencial

Recebido ata por e-mail

R3

Fluxos e Processos Produto X*

01/09/2016

09:00

1h

Presencial

Recebido ata por e-mail

R4

Produto X*

15/12/2016

11:00

1h

Presencial

Anotações do autor

R5

Fala, Inovação! 5ªEd. Design Thinking

23/08/2018

16:00

2,5h

Presencial

Anotações do autor

Fonte: elaborado pelo autor (*omitido nome do produto)

 

Classificação e Categorização dos Dados

 

Para auxílio e suporte à categorização dos dados foi utilizado uma planilha eletrônica, onde foi possível registar as hipóteses classificadas em acordo às unidades de análise como já apresentado no subcapítulo Organização, para serem contrapostas às demais informações identificadas neste estudo.

 

Em outra aba da planilha foi registrado as teorias utilizadas que se relacionam às mesmas unidades de análise, para poder gerar insumos conceituais para as propostas de avaliação. Assim seguiu-se a mesma técnica para as demais informações obtidas nas entrevistas com os sujeitos de pesquisa, com os documentos recebidos e com as observações realizadas pelo pesquisador.

 

Com todas as informações categorizadas e classificadas, a análise pode ser feita passando por todos os dados para obter uma compreensão dos fenômenos em questão.