Seção: Quem Somos

 

Inovação e Colaboração II: Considerações Finais

 

Estas informações compiladas, utilizando o Grupo 1 (que não aplica o processo de design thinking como metodologia guia de suas atividades), comparado com o Grupo 2 (que utiliza o processo de design thinking em seus projetos), é possível concluir que o Grupo 2 consegue visualizar os benefícios deste processo centrado no cliente, proposto pela metodologia do design thinking.

 

Entrando em contato com o cliente em seu próprio ambiente para buscar compreender suas necessidades, para que com isso seja possível definir os principais problemas a serem solucionados.

 

E assim propor diversas soluções, sem julgamentos prévios, as provando na prática rapidamente para reduzir os riscos e chegar em soluções mais assertivas, testando finalmente o produto e serviço para avaliar potenciais melhorias.

 

Por fim, entregando soluções mais aderente às necessidades destes clientes, com um melhor custo/benefício, gerando novas oportunidades e as vezes até chegando a entrar em novos mercados, antes nem sequer previstos.

 

Ou seja, contribuindo para gerar inovações radicais em um processo aberto que auxilia a empresa a combater sua concorrência neste setor de competição agressiva, e sempre em busca de novas tecnologias para se manter nas posições de liderança, aumentando suas receitas e as quantidades de acessos atendidos.

 

Da mesma maneira foi possível identificar oportunidades de melhorias no processo de design thinking praticado nesta empresa, primeiramente porque esta prática é restrita às áreas de Inovação (Grupo 2), o que limita a atuação e por consequência reduz as possibilidades de inovação e colaboração com as demais áreas.

 

Além disso, dentro do observado e pelas informações obtidas, existe um direcionamento que conduz os projetos a necessidade de alcançar resultados rápidos em suas propostas de solução, e em um curto prazo, limitando também as propostas de soluções mais radicais, pois estas tendem a ter um retorno mais longo e muitas vezes não sendo possível prever com precisão suas variáveis, o que gera maiores incertezas.

 

Limitar a prototipação aos estudos financeiros não possibilitam a colaboração com clientes, parceiros, fornecedores e entidades externas para gerar distintos insights que podem ser férteis nas propostas e validações de soluções disruptivas, e que podem gerar diferenciais frente a concorrentes, com possibilidade de resultar em inovações radicais.

 

Ter etapas pré-definidas de reajuste no processo de desenvolvimento, com uma comunicação das melhorias e quais problemas foram solucionados, para que sirva de combustível para os demais não envolvidos no projeto, e assim possam visualizar e aplicar em suas atividades, gerando uma cadeia evolutiva, pode reduzir retrabalhos e ineficiências de custos não previstos, melhorando a eficiência no desenvolvimento de produtos e serviços da empresa.

 

Proposta de Estudos Futuros

 

Para dar sequência a este trabalho, complementando sua abordagem e ampliando sua aplicação, algumas propostas são apresentadas:

  • Realizar este mesmo estudo de caso em uma empresa de telecomunicações no Brasil, que possua o design thinking implementado amplamente em seus processos, para comparar a efetividade entre distintas empresas do mesmo setor, a fim de validar o benefício da metodologia;
  • Realizar este mesmo estudo de caso em uma empresa de telecomunicação em outro país, que possua o design thinking implementado amplamente em seus processos, para verificar a influência da cultura e das características do setor em diferentes países;
  • Realizar este mesmo estudo de caso na mesma empresa foco deste estudo, através de uma pesquisa-ação, com o objetivo de comparar diferentes grupos com níveis distintos de utilização da metodologia do design thinking.

 

Com estes estudos futuros seria possível obter mais dados para avaliar a eficácia do design thinking aplicado em empresas de telecomunicações, e verificar o quanto podem contribuir na colaboração de seus processos pela busca de inovações.

 

Referências

 

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