Seção: Tutoriais Banda Larga

 

Internet: Arquitetura

 

A Internet é a rede global de telecomunicações que conecta milhões de computadores em todo o mundo e cujas características principais são:

  • É formada pela conexão de várias redes que podem operar estando ou não conectadas com outras redes.
  • A operação da rede não é dependente de nenhuma entidade de controle centralizado.
  • Qualquer computador conectado a Internet pode se comunicar com outro também conectado a Internet. Esta comunicação é gratuita.
  • Email e WEB ainda são os serviços principais propiciados pela Internet, embora o seu uso tem sido feito também para aplicações de serviços de Voz (VoIP) e para a transmissão de conteúdos de áudio e vídeo sob demanda (música, filmes, show, e até mesmo programação de TV).

A arquitetura típica da Internet é apresentada na figura a seguir.

 

 

Clientes

 

O acesso a Internet é feito normalmente através de microcomputadores (PCs) que estão conectados a rede através de um provedor de acesso a Internet.

 

Este acesso pode ser do tipo discado, banda larga ou através da rede corporativa de uma empresa. Consulte os Tutoriais “Acesso a Internet” e “ADSL” do Teleco.

 

Provedor de Acesso a Serviços Internet (PASI)

 

O PASI provê a conexão a Internet a seus clientes utilizando normalmente a rede telefônica para acesso discado. São oferecidas também conexões de banda larga como as conexões xDSL (ADSL/ADSL2/2+, VDSL/VDSL2), de redes de TV a Cabo, de redes Wireless (redes celulares, rádios em sistemas multiponto - Wi-Fi, Wimax, etc., satélite), ou de fibra óptica (GPON, FTTH, etc.).

 

Para um grande provedor de Internet estas conexões de clientes ocorrem em um ponto de presença do provedor na cidade onde está localizado o cliente.

 

Estes pontos de presença estão conectados às instalações centrais do PASI onde estão localizados o servidor de emails e o servidor WEB, além das conexões ao Backbone Internet.

 

Backbone Internet

 

O Backbone Internet é formado por vários backbones ou sistemas autônomos. Um sistema autônomo é uma rede ou conjunto de redes que está sob uma única administração ou política de roteamento.

 

Os sistemas autônomos pode estar conectados diretamente ou através de um PTT (Ponto de Troca de Tráfego).

 

Endereços IP

 

Cada dispositivo na Internet (Host) tem um endereço IP único. 200.148.12.188 é um exemplo de endereço IP. Consulte o tutorial “O que é IP”do Teleco. A alocação dos endereços é feita internacionalmente pelo ICANN e no Brasil pelo Registro BR.

 

Cada sistema autônomo recebe uma faixa de endereços IP que utiliza internamente e repassa em parte para os PASI ou provedores de conteúdo conectados a sua rede. Os PASI por sua vez alocam de forma fixa ou dinâmica endereço IP aos seus clientes.

 

Servidor DNS

 

Para facilitar o acesso de clientes a servidores na Internet foram estabelecidos endereços em forma de texto (domínios). Os servidores de DNS (Domain Name System) tem a função de mapear estes endereços de domínios em endereços IP.

 

Assim, ao consultar uma página na Internet como teleco.com.br a primeira coisa que o seu navegador faz é solicitar a um servidor de DNS na rede qual o endereço IP onde está hospedado este domínio.