Seção: Tutoriais Banda Larga
|
|
||||||||
Web
A World Wide Web, ou simplesmente Web, é uma aplicação, colocada no topo da Internet, e que permite acessar informações colocadas na forma de hipertexto. Hipertexto são documentos que permitem a navegação não linear no texto. Estas informações são geralmente representadas em HTML ou Hypertext Markup Language.
O acesso e a manipulação de recursos distribuídos ao longo da Web é feito através do URI (Uniform Resource Identifier) que pode ser imaginado como um ponteiro para solicitações. O formato mais popular do URI é o URL (Uniform Resource Locator) que é o endereço da página web que você escreve no topo da página do seu navegador.
A Web pode ser descrita como uma aplicação que roda em cima da Internet e de servidores conectados a ela. Ela é formada de vários componentes de software sendo os principais o Navegador (Browser) e o servidor da Web. O Navegador é o cliente do servidor onde estão localizadas as informações organizadas em páginas da Web que compõe um site. O exemplo a seguir mostra as etapas do processo de carregamento de uma página na Web por um navegador.
Exemplo
Um documento consistindo em algumas imagens incorporadas precisa ser baixado por um cliente a partir de um servidor Web.
O usuário seleciona um link com um clique ou digita um URL no lugar específico no navegador.
O processo se inicia então com o navegador acessando um servidor DNS para pesquisar o endereço IP do servidor onde está localizado o recurso desejado.
Depois de obter o endereço IP do servidor Web, o navegador configura uma conexão em nível de transporte com o servidor Web usando o protocolo TCP. Estabelecida a conexão, o navegador envia o pedido http formatado solicitando o recurso /tutoriais.asp que é respondido pelo servidor Web. Caso a página solicitada contenha recursos embutidos, como imagens, são estabelecidas conexões em paralelo para obtenção destes recursos adicionais.
Boa parte das aplicações na Internet são acessadas hoje através da Web tendo o navegador se transformado no portal de entrada do usuário para serviços antigos da rede como transferência de arquivos (FTP) e novas aplicações desenvolvidas como streaming de voz e áudio.
A figura acima apresenta o processo de envio de emails pela Internet. Trata-se mais uma vez de uma arquitetura cliente servidor. Assim programas de email como o “Outlook” são clientes que se comunicam com servidores de email. O protocolo utilizado no envio de email é o SMTP (Simple Mail Transfer Protocol).
O email enviado a partir de um PC vai para o servidor de emails do provedor que o envia ao servidor de emails do destinatário onde é armazenado na caixa postal do mesmo. Estas operações são efetuadas utilizando o protocolo SMTP.
O destinatário pode consultar este email via WEBmail ou fazer download do mesmo de sua caixa postal no seu servidor de emails para o seu computador através de um outro protocolo, o POP (Post Office Protocol) ou protocolo de caixa postal.
|