Seção: Tutoriais Banda Larga
|
|
||
Este tutorial apresentou os conceitos básicos para o entendimento do que é a Internet, e sua organização no Brasil.
A Internet é uma rede descentralizada que se espalhou pelo mundo. Ela necessita no entanto de elementos de coordenação no estabelecimento de padrões e procedimentos operacionais, como no caso de alocação de endereços IP e DNS. Apresenta-se nas referências as organizações principais envolvidas na organização e desenvolvimento da Internet no Brasil e no mundo.
Referências
Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br Comitê criado pelo Governo com o objetivo de fomentar as atividades de implantação, administração e uso de serviços internet no Brasil.
Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br Entidade civil, sem fins lucrativos, criada em dezembro de 2005 para implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil.
Responsável pelo registro e manutenção dos nomes de domínios que usam o <.br>, e pela distribuição de endereços IPs.
Responsável pelo tratamento e resposta a incidentes de segurança em computadores envolvendo redes conectadas à Internet brasileira.
Responsável pela promoção da infra-estrutura para a interconexão direta entre as redes que compõem a Internet brasileira.
A divulgação de indicadores e estatísticas e informações estratégicas sobre o desenvolvimento da Internet brasileira.
Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.
É uma sociedade sem fins lucrativos que dá suporte financeiro e legal aos grupos de trabalho da Internet.
The Internet Engineering Task Force (IETF) É uma comunidade aberta que contribui para a evolução da Internet. Indica membros para os grupos que participam do processo de elaboração de normas para internet (RFC), listados a seguir: Internet Architecture Board (IAB), IRTF, RFC Editor, IANA.
The Internet Corporation for Assigned Names and Numbers é responsável pela alocação de endereços IP e DNS. O registro de DNS é feito através do site Internic.
World Wide Web Consortium (W3C), organização fundada para desenvolver padrões para a Web.
|