Seção: Tutoriais Rádio e TV

 

TVD: Televisão Digital

 

A maioria dos sistemas de televisão aberta via radiodifusão terrestre atuais são baseados na transmissão de sinais analógicos, onde a qualidade do sinal pode ser reduzida devido à localização, obstáculos, ou interferência de outras fontes (como cabos elétricos aéreos).

 

Os sistemas de televisão via satélite podem ter seus sinais afetados pelas condições do tempo e pela poluição na atmosfera terrestre. Embora os sistemas de televisão via cabo sofram pouco a perda de sinal experimentada pelos sistemas de televisão via satélite e terrestre, os serviços dos sistemas de televisão via cabo são restringidos no número de canais que eles podem oferecer.

 

Finalmente os sistemas de televisão digital substituirão os sistemas analógicos existentes e trarão uma significativa melhora na qualidade do sinal de áudio e vídeo aos televisores. A televisão digital permite que muito mais informação (canais) seja transmitida e o uso de uma nova tecnologia para transmitir serviços no formato binário.

 

Além dessas melhorias, a característica potencialmente mais interessante proporcionada pela tecnologia digital é a possibilidade de transmitir serviços interativos. Em conjunto com o canal de interatividade entre o usuário e o sistema de televisão, a televisão digital poderá oferecer serviços que incluem a grade de programação, eventos esportivos com diversas câmeras, legenda e som em vários idiomas, informativos de condições do tempo, vídeo sobre demanda, jogos, tele-texto, compras pela televisão, acesso a Internet, etc.

 

Neste ambiente de tecnologia digital e convergência de mídias, diversas possibilidades, oportunidades e desafios estão surgindo.

 

Sistemas de Televisão Digital existentes

 

Diversos sistemas de televisão digital vêm sendo desenvolvidos e adotados no mundo. Os três principais sistemas são o Digital Vídeo Broadcasting (DVB) [1], o Advanced Television System Comitee (ATSC) [2] e o Integrates Services Digital Broadcasting (ISDB) [3].

 

A Tabela I apresenta uma análise das principais características dos sistemas citados acima. Os três sistemas de televisão digital propostos usam a tecnologia MPEG-2 para codificação de vídeo e para multiplexação dos sinais.

 

Tabela 1: Principais características dos sistemas DVB, ATSC e ISDB.

 

O sistema DVB privilegiou a multiplicidade de canais e a interatividade está presente na União Européia, Austrália, Nova Zelândia, Rússia, etc.

 

O sistema ATSC originalmente foi guiado pelo interesse em serviços de HDTV e está presente na América do Norte, Coréia do Sul, México, etc.

 

O sistema ISDB foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar aos serviços multimídia flexibilidade e expansibilidade, utilizando-se cada uma das redes de transmissão. O sistema japonês privilegiou a recepção móvel.

 

Sistema Brasileiro de Televisão Digital

 

O Governo Brasileiro está investindo atualmente no processo de definição de como vai ser o Sistema Brasileiro de Televisão Digital.

 

A transição do sistema de televisão aberta baseado na tecnologia analógica para outro baseado na tecnologia digital, vem sendo encarada levando-se em consideração os aspectos sociais, econômicos, tecnológicos e políticos.