Seção: Tutoriais Rádio e TV

 

TVD: Televisão Digital Interativa

 

A televisão digital interativa diferentemente da tradicional televisão analógica, herda o conceito de comunicação bidirecional, criando a possibilidade de uma interação do usuário com a informação que está sendo exibida, permitindo-o ter melhor escolha e controle da experiência de assistir televisão.

 

Por isso, a televisão digital interativa é considerada uma revolução. Entenda-se que essa não é apenas uma revolução tecnológica, mas também uma revolução social, à medida que o usuário pode disseminar sua opinião e modificar as informações transmitidas.

 

Arquitetura de um sistema de TV Digital Interativa

 

No sistema de televisão digital interativa, é necessário o armazenamento local das informações. Independentemente da existência ou não do canal de interatividade, a interação do usuário é fornecida basicamente pelo processamento das informações armazenadas localmente.

 

Essa é a primeira diferença significativa entre a televisão digital interativa com relação à televisão analógica: a existência de uma memória nos receptores. Uma outra diferença é a possibilidade de comunicação bidirecional entre o usuário e a emissora através de um canal de interatividade.

 

Desta maneira, para se ter uma televisão digital interativa, é necessário possuir: ou o armazenamento local das informações, ou a existência de um canal de interatividade. Com esses novos atributos da televisão digital o International Telecommunication Union (ITU) fornece um modelo de referência como mostrado a seguir.

 

Modelo de referência do ITU

 

O ITU fornece um modelo de referência para a televisão digital interativa apresentado na Recomendação J.110 [4].

 

Como ilustrado na Figura 1, o modelo apresenta um provedor de serviço de radiodifusão e um provedor de serviços interativos. Apesar dos papéis distintos dos provedores, eles podem ser desempenhados pelo mesmo ator.

 

O provedor de serviço de radiodifusão é o conhecido fornecedor de programas de televisão, como as emissoras de televisão. O provedor de serviços interativos é responsável pelo provimento de serviços interativos, podendo ser a própria emissora ou um provedor à parte.

 

As informações provenientes do provedor de serviço de radiodifusão são transmitidas através do canal de radiodifusão. Já as informações provenientes do provedor de serviço interativo podem ser transmitidas através do canal de interatividade ou através do canal de radiodifusão. E as informações provenientes do usuário, são transmitidas através do canal de interatividade.

 

Do lado do provedor de serviços de radiodifusão, o canal de radiodifusão para televisão aberta brasileira tem largura de banda de 6 MHz. Já para o canal de interatividade, a rede de telefonia fixa é a mais usada atualmente.

 

Figura 1: Modelo de referência do ITU.

 

TV Digital Interativa no mundo

 

Diversas empresas vêm trabalhando na área de televisão digital interativa no mundo.

 

Essas empresas podem ser divididas em dois grandes grupos: as que trabalham na cadeia de valor de produção e difusão de conteúdo e as que trabalham como fornecedoras dessa cadeia.

 

A cadeia de valor de conteúdo é formada pelos produtores de conteúdo, pelos desenvolvedores de serviço e pelos difusores de conteúdo. Às vezes não é possível distinguir com clareza o papel de uma dada entidade, sendo que um mesmo ator pode desempenhar diversos papéis.

 

O grupo dos fornecedores é formado pelas empresas que atuam especificamente com software, outras com hardware, outras com ambos e outras com serviços de consultorias, instalações, etc.

 

Para produtores e difusores de conteúdo pode-se citar: British Broadcasting Corporation (BBC), TV Cabo, DirecTV, Discovery Channel e Aol TV.

 

Para fornecedores de tecnologia e solução pode-se citar: NDS, Microsoft TV, Open TV, Seachange International e a TiVo Inc.