Seção: Tutoriais Rádio e TV

 

TVD: Canal de Interatividade

 

Uma das características principais que a televisão digital proporciona é, sem dúvida, a possibilidade de interatividade. Mas esta só é possível em sua totalidade mediante a existência de um canal de interatividade. Deste modo, o estabelecimento de um meio de interação plena entre cada usuário e o sistema de televisão digital torna-se imprescindível.

 

Os desafios que se configuram para a implementação do canal de interatividade vão além da utilização de tecnologias pré-existentes, tal como o Sistema de Telefonia Fixa Comutada (STFC). Devem existir compromissos entre a viabilidade técnica e a econômica ao estabelecer o canal de interatividade.

 

Análise das tecnologias disponíveis para Canal de Interatividade

 

Atualmente existe uma infinidade de soluções para a implementação de um canal de interatividade e é pouco provável que algum dia seja adotada uma solução universal. Entretanto, alguns pontos devem ser levados em consideração para a escolha de uma solução para canal de interatividade.

 

Tais como: Custo de utilização; Custos de equipamentos para a operadora e para o usuário; Existência de infra-estrutura de transmissão; Mobilidade; Portabilidade; Área de cobertura e Largura de banda. Logicamente, a lista acima não é completa. Outros pontos importantes podem surgir ou serem necessários.

 

Tabela 2: Análise das tecnologias para Canal de Interatividade.

 

 

Muitas das soluções para canal de interatividade suportam o protocolo TCP/IP, entre elas o STFC e a Cabo, possibilitando, portanto, uma operadora de televisão digital interativa utilizar todas estas implementações em simultâneo e de acordo com as necessidades do usuário e disponibilidade de serviços.

 

Entretanto, o uso de uma diversidade de implementações de canal de interatividade e conseqüente largura de banda impõem cuidados especiais com relação ao conteúdo. Mas em geral esse problema não se levanta, pois normalmente os serviços e aplicações não exigem uma grande quantidade de informações no sentido ascendente (do usuário ao operador).

 

Ao contrário, no sentido descendente (da operadora ao usuário) encontram-se preocupações maiores, pois os requisitos de largura de banda têm necessidades muito superiores às do sentido ascendente.

 

Provavelmente não existe um único meio de interação perfeito que possa servir toda a gama de usuários, desse modo, os serviços e aplicações interativas devem ser desenvolvidos de forma a se adaptarem ao meio de interação.

 

Canal de Interatividade para o Brasil

 

O Sistema Brasileiro de Televisão Digital tem seu foco concentrado nas diretrizes sociais, sendo seu grande diferencial quando comparado aos atuais sistemas de televisão digital.

 

Portanto, qualquer solução de canal de interatividade que se venha a desenvolver para o Sistema Brasileiro de Televisão Digital, terá que ir ao encontro das inclusões social e digital.