Seção: Tutoriais Rádio e TV
|
|
||
Há alguns anos, a vida do homem já não é mais a mesma sem a presença das máquinas e das inovações tecnológicas. Ações habituais, como acompanhamento de contas bancárias, as eleições nacionais ou a comunicação telefônica são exemplos das modificações ocorridas. Assim, essas inovações também chegaram aos meios de comunicação de massa, mais especificamente através da implementação da televisão digital.
De acordo com os estudos realizados, a televisão digital é o próximo passo na evolução da televisão em busca de uma melhoria na qualidade da imagem, do som e maior disponibilização de serviços, o que torna a exibição dos programas televisivos algo mais interessante e atrativo ao usuário. Adicionalmente, faz com que este meio de comunicação entre em maior sintonia com o processo de convergência das plataformas de telecomunicações.
Entretanto, a característica que causará maior impacto no modo como as pessoas assistem à televisão será a presença da interatividade. De acordo com o que foi detalhado nos itens anteriores, observa-se uma grande diversidade de aplicações e soluções para televisão digital interativa, além de um número razoável de empresas atuando na área, em nível mundial. Muitas das aplicações são de desenvolvimento bastante recente, com o tempo de vida inferior a dois anos, fazendo prever um cenário com grandes inovações e alterações no serviço de televisão.
No Brasil, o Sistema Brasileiro de Televisão Digital, fundamenta-se em compromissos com as inclusões social e digital, e vem apostando que a televisão digital interativa auxiliará a diminuição da exclusão digital, e conseqüentemente a social. Devido a essas características peculiares, o sistema demanda uma gama de serviços e aplicações interativas diferentes das ofertadas em outros países. Foi apresentado nesse trabalho o desenvolvimento de um Serviço de Biblioteca Digital Interativa para televisão digital, como um serviço de disseminação de conteúdo, que tivesse como principal objetivo, favorecer o processo da inclusão social e digital do cidadão brasileiro.
Além disso, o Serviço de Biblioteca Digital Interativa representa uma alternativa de entretenimento e aprendizagem aos usuários. Com o tempo, espera-se que o serviço caminhe não só para o avanço tecnológico, mas também cultural. Pois a agilidade de informações em regiões remotas é um instrumento capaz de acelerar a correção de desigualdades sociais, de democratizar os bens culturais e de massificar os conhecimentos.
Diante dos conhecimentos adquiridos nesse trabalho, pode-se concluir que esse novo formato da televisão - Televisão Digital - dará ao usuário uma independência maior. A televisão e seu conteúdo estarão à disposição de quem a assiste e não o inverso, como ocorre nos dias de hoje. Assim como proporcionará a capacidade de participação e inclusão social do setor mais pobre da população, mesmo que de forma gradual.
Referências
|
|||

