Seção: Tutoriais Banda Larga
|
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Analisando a atual economia identificou-se a oportunidade de se fazerem investimentos públicos em tecnologia WiMAX móvel pública. O objetivo desta análise é demonstrar uma tendência tanto favorável quanto desfavorável com relação aos possíveis investimentos futuros.
Para tanto se usa o método comparativo qualitativo que parte das informações obtidas da tecnologia ADSL e WiMAX fixa e outras referências importantes que são analisadas com base no método da previsão adaptado a partir da ciência da Administração da Produção e pelo método do calculo do valor adaptado a partir da ciência da administração de Marketing.
A contribuição do método de previsão é definir possíveis tendências a curto, médio e longo prazo que são muito úteis para a tomada de decisão pelos administradores.
Quanto ou método do calculo do valor este contribui para definir quantitativamente através da comparação qual é a tecnologia que demonstra ter o maior valor para as pessoas e para a administração de uma cidade.
A pesquisa dos parâmetros qualitativos de comparação e os métodos. Foi realizada na cidade de Paranaguá no ano de 2005 e se utilizou da metodologia exploratória, bibliográfica e de observação para a coleta dos dados pertinentes a pesquisa.
Método Baseado na Administração da Produção
A previsão para a administração da produção é essencial para a ação de tomada de decisão (GAITER; FRAZIE, 2002).
Previsão: é a ação de processar dados e gerar informações, para que se conheçam as opções de probabilidades de um acontecimento futuro, para estar apto a resolvê-lo preparando-se antecipadamente.
Os objetivos da previsão são prever a longo prazo, médio prazo e a curto prazo.
Método de Previsão Baseado nas Políticas de Governo
Este método foi adaptado da previsão através da pesquisa das opiniões dos detentores do poder nas empresas (ex: presidência), mas neste caso são as políticas e ações dos governos que servirão neste método, que se resumem nos dados a seguir:
Analisando estes dados chega-se a uma tendência de curto prazo que os investimentos na tecnologia WiMAX são importantes e fazem parte da política nacional de desenvolvimento das telecomunicações divulgada pela ANATEL.
Em médio prazo a importância pode vir a diminuir e em longo prazo esta tendência poderá acabar provavelmente por ser substituída por uma nova tecnologia ou mudanças políticas.
Método de Previsão Baseado em Dados dos Departamentos dos Governos
Este método é inspirado no método de previsão através dos departamentos de uma empresa que foi adaptado para a pesquisa nos departamentos públicos ligados a educação, já se pode perceber através dos investimentos públicos nas instituições, que o uso dos computadores com acesso a Internet é visto como uma ferramenta para melhorar o ensino.
De acordo com pesquisa realizada a importância dos recursos visuais para aprendizagem é de 83% e usando os recursos áudio visuais (recursos multimídias) retém-se 85% das informações em 3 horas e 65% das informações em três dias (CARVALHO; NASCIMENTO, 2004).
Pode-se prever que para educação o uso dos recursos multimídia disponíveis na Internet será imprescindível em longo prazo para todos os estudantes, independente da forma de acesso. Em médio prazo os investimentos em infra-estrutura deveram ser aumentados e em curto prazo devem-se definir os caminhos que serão traçados pelos futuros investimentos.
Método de Previsão através da Analogia Histórica
Utilizando o método da analogia histórica é importante comparar a telefonia fixa e a móvel com os dados atuais em termos de linhas telefônicas.
Para termos uma analogia com o uso do WiMAX fixo com o futuro uso do WiMAX móvel (ANATEL,2005).
Pode-se prever que, com a entrada da tecnologia WiMAX móvel, os cenários seriam:
Método Baseado na Administração de Marketing
O valor é o fator determinante para a tomada de decisão na administração de Marketing (KOTLER, 2000).
O valor é um fator calculado pela razão entre o que o cliente recebe e o que ele dá ou paga. A formula de cálculo do valor é:
Pode-se calcular então:
O valor relativo entre o uso do acesso fixo e o móvel para o cliente final.
O quadro acima demonstra um cálculo relativo que conclui que o valor do acesso wireless a Internet, percebido pelo cliente final em Paranaguá é quase 51% maior que o do acesso ADSL em se tratando dos planos de categorias de velocidades próximas para dowstream no caso entre 200 kbit/s e 300 kbit/s.
O valor relativo em investimento público em acesso a Internet via ADSL e Wireless para o administrador público.
Como já se definiu por (KOTLER, 2000) o valor percebido, como sendo a razão entre o que o cliente recebe e o que ele dá ou paga. Faz se necessário criar um modelo inspirado em (KOTLER, 2000) para definir o valor de um investimento público para uma determinada população.
No caso foi definido que o valor de um investimento público é a razão do número de beneficiados pelo investimento e seu custo total. Para iniciar os cálculos definiu-se a cidade de Paranaguá como fonte dos dados obtidos.
O primeiro calculo é uma simulação de investimentos públicos em acesso a Internet para cada um dos moradores de Paranaguá. No caso será avaliado o investimento em acesso ADSL e Wireless supondo que a prefeitura pagasse o custo o acesso para os atuais fornecedores.
![]()
Calculado o resultado do valor mais alto com sendo 100% para o valor Wireless 0,016667, cConclui-se que os investimentos em acesso para a população em Paranaguá com a utilização da tecnologia ADSL da Brasil Telecom teria um valor relativo de 32,66% menor que o valor percebido pela população com a utilização do acesso Wireless. Demonstro-se novamente que há uma tendência do valor em acesso Wireless ser maior que o valor do acesso ADSL para a mesma faixa de velocidade.
A informação é o combustível para as mudanças estratégicas necessárias a evolução de qualquer organização. Administrar é converter informações em ações. Então o valor da informação para qualquer tipo de administração fica claro, em especial a pública e para calcular o valor de uma informação pode-se estabelecer o conceito de perda “quanto custa não ter a informação”. O valor se resume em questionar: “Quanto custaria ter deixado de tomar uma decisão por falta de informação” (MEIRELLES, 2004).
|