Seção: Guia

IPTV: Introdução

 

Uma importante tecnologia para distribuição de conteúdos multimídia é o conceito de Internet Protocol Television (IPTV), que consiste na transmissão desses conteúdos em redes IP dedicadas. As plataformas de rede IPTV possibilitam a oferta de serviços de transmissão de vídeo, áudio, textos e gráficos valendo-se de uma infraestrutura IP convergente. O serviço IPTV faz uso da rede de banda larga para entregar conteúdos de multimídia, com garantia de qualidade de serviço e, potencialmente, acrescido de serviços interativos.

 

O IPTV abre novas oportunidades de negócios, principalmente para os pequenos e médios provedores de acesso a internet banda larga. Esses provedores podem colocar em prática em suas redes, quando redimensionadas, a oferta chamada Triple Play (voz + acesso à Internet banda larga + TV) ou até Quadruple Play (Triple Play + celular). O acesso à rede de banda larga torna um veículo não apenas para acesso a Internet, mas passa a fluir também o serviço IPTV, no entanto, requer uma licença de autorização por parte do provedor junto a Anatel.

 

O IPTV ganha força no Brasil com a aprovação da Resolução número 581 de 26 de março de 2012. Essa resolução define o SeAC (Serviço de Acesso Condicionado), que é destinado à distribuição de conteúdos audiovisuais na forma de pacotes, de canais de programação nas modalidades avulsa de programação e avulsa de conteúdo programado e de Canais de Programação de Distribuição Obrigatória, por meio de tecnologias, processos, meios eletrônicos e protocolos de comunicação quaisquer – aqui destaca-se a utilização do IPTV (RESOLUÇÂO 578, 2012).

 

O serviço IPTV transporta conteúdos de propriedade intelectual, que devem ser protegidos, fazendo uso de políticas de segurança e com implementação de mecanismos que garantam a segurança dos conteúdos. O IP é o protocolo utilizado pelo IPTV na camada de rede e, nesse cenário, cuidados são necessários em toda infraestrutura de rede.

 

O objetivo deste tutorial é apresentar a tecnologia IPTV, abordando tanto aspectos de infraestrutura quanto aspectos relativos à segurança.